Como armazenar fusilli

Como armazenar fusilli, macarrão parafuso, se estiver cru e se estiver cozido? Precisa ficar na geladeira? Será que pode ser congelado para durar mais? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar fusilli, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar fusilli

O fusilli é mais conhecido no Brasil como o macarrão parafuso. Ele pode ser mantido na temperatura ambiente quando está cru, seco. Assim como todos os outros tipos de massas secas.

Quando está seco, cru, deve ficar na embalagem original dentro de recipiente com tampa. Em local fresco, escuro e longe da luz do sol. É importante colocar dentro de outro recipiente, para evitar que apareçam bichos com o tempo.

Como armazenar fusilli
Dicas para armazenar fusilli

A massa fusilli crua pode durar uns três anos na temperatura ambiente, desde que fique bem fechada e não tenha umidade no local, por causa de mofo. Não importa se você já abriu ou se o saco está selado, se abriu, feche bem com fita adesiva na embalagem original e depois coloque dentro do recipiente hermético.

Se a massa de fusilli já foi cozida, coloque em recipiente hermético na geladeira. Ela irá durar uns cinco dias sem ficar ruim. Nunca deixe a massa cozida fora da geladeira por muito tempo, o risco de propagar bactérias nocivas é grande.

Pode congelar fusilli?

Você pode congelar o fusilli se estiver cozido e não pretende comer logo. Assim eles irão durar mais tempo do que na geladeira.

Para congelar coloque em recipiente hermético no freezer. O fusilli cozido poderá durar uns dois meses sem ficar ruim.

Para descongelar deixe na geladeira de um dia para o outro, ele poderá durar uns quatro dias na geladeira, se não for removido da temperatura neste tempo. Se utilizar algum tipo de descongelamento rápido, coma imediatamente e não volte para geladeira.

Como saber que o fusilli estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro. O fusilli cru seco pode ficar com manchas estranhas, aparecer mofo ou bichos. Se estiver cozido, ele pode ficar gosmento e com cheiro de azedo. Notando algo estranho não arrisque comer, jogue fora.

Deixe um comentário