Como armazenar alcaparra

Como armazenar alcaparra se estiver no pote fechada e após aberta? Precisa ficar na geladeira? Será que pode congelar para durar mais tempo? A seguir trazemos algumas dicas de como guardar alcaparra, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar alcaparra

As alcaparras vêm de fábrica em conserva, ou seja, podem durar muito tempo quando ainda estão fechadas.

Se o pote de alcaparras ainda está fechado, mantenha-o na temperatura ambiente, em local freco e escuro, longe da luz do sol. O vidro de alcaparra pode durar de dois a três anos fechado.

Normalmente este tempo vem especificado no rótulo da embalagem. Mas em alguns casos ela pode durar até um pouquinho mais do que o especificado, desde que seja mantida na temperatura correta, longe do calor.

Como armazenar alcaparra
Dicas para armazenar alcaparra

Se o pote de alcaparras já foi aberto, você deve guardá-lo na geladeira, não deixe na temperatura ambiente senão irá estragar muito rápido. A maioria dos rótulos indica para consumir as alcaparras em 15 a 30 dias após aberto. Mas dependendo do caso, a alcaparra pode durar até mais que isso, se não for removida da temperatura da geladeira.

Pode congelar alcaparras?

O congelamento da alcaparra não é muito recomendado, pois pode modificar sua textura e sabor. Ela ficará melhor para ser utilizada em pratos quentes, como molhos e ensopados.

Caso não queira jogar fora e esteja chegando no tempo da validade, você pode tentar congelar. Coloque em recipiente hermético no freezer sem o líquido da conserva. Ou coloque em uma forma no freezer, deixe congelar, depois que congelar passe para saco de congelamento e volte ao freezer.

Congele em porções pequenas para usar tudo ao tirar do congelador. Depois de descongelada, não é recomendado o recongelamento.

As alcaparras congeladas vão durar uns 12 meses sem estragar.

Como saber que as alcaparras estragaram?

Sempre verifique a aparência e o cheiro. As alcaparras podem perder sua cor natural, ficar com cheiro de azedo ou aparecer mofo. Notando algo estranho, não arrisque provar, descarte! Principalmente se a tampa do pote ou a lata estiver enferrujada, muito amassada ou vazando.

Deixe um comentário