Como armazenar tomilho

Como armazenar tomilho se estiver fresco ou se estiver seco? Pode ficar na temperatura ambiente ou tem que refrigerar? Será que pode ser congelado? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar o tomilho, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar tomilho

O tomilho é uma erva aromática que pode ser utilizada tanto fresca quanto seca, desidratada, em sopas, ensopados, carnes etc.

O tomilho fresco deve ficar o tempo todo refrigerado na geladeira. Coloque dentro de saco plástico embalado em papel toalha umedecido. Isso irá ajudar a não deixar as folhas ressecarem. Se notar muitas gotinhas no saco, faça buraquinhos no saco com um garfo.

As folhas frescas de tomilho na geladeira podem durar umas duas semanas sem ficarem ruim.

Quem preferir pode secar as folhinhas em casa, basta pendurar maços de tomilho em local bem ventilado, longe da luz solar. Depois que estiverem secas, coloque em recipiente hermético.

Se as folhas de tomilho foram compradas secas, desidratadas, devem ser mantidas em recipiente hermético na temperatura ambiente, local seco, escuro e fresco. As folhinhas desidratadas podem durar de um a dois anos sem ficarem ruins. É importante lembrar que elas vão perdendo o sabor com o tempo, para saber se ainda está com sabor, coloque um pouco na mão e esfregue.

As folhinhas desidratadas e trituradas podem durar ainda mais tempo do que as folhinhas soltas. Elas também devem ser mantidas na temperatura ambiente.

Como armazenar tomilho
Dicas para armazenar tomilho

Pode congelar tomilho?

Você pode congelar as folhas de tomilho frescas do mesmo jeito que faz com manjericão, salsa e outras hortaliças. As folhinhas congeladas podem parecer murchas ao descongelar, mas ainda ficará com gosto bom. Algumas pessoas vão preferir utilizar apenas em pratos quentes.

Para congelar, lave e remova as folhinhas do galho. Deixe secar no escorredor de macarrão, se necessário passe papel toalha para secar mais rápido. Depois coloque em forma no freezer, deixe congelar. Quando congelar passe para sacos de congelamento tipo ziploc e volte ao freezer.

O tomilho fresco no freezer pode durar uns seis meses sem ficar ruim.

Outra dica é picar o tomilho e misturar com azeite. Depois passar para cubos de gelo e levar ao freezer. Quando congelar, passe os cubos para saco de congelamento. Remova apenas os cubos que desejar utilizar.

Não é recomendado o congelamento do tomilho seco, desidratado, pois pode ficar murcha e sua durabilidade já é bem grande sem o congelamento.

Como saber que o tomilho estragou?

Normalmente quando o tomilho estraga ele vai perdendo sua cor natural e fica molenga. Notando algo errado não utilize, descarte.

No caso do tomilho seco, desidratado, não costuma estragar, mas ele perde o sabor e pode aparecer mofo. Sobre o sabor você pode esfregar um pouco na palma da mão para sentir o aroma. No caso de mofo, não prove, descarte pois é perigoso.

Deixe um comentário