Como armazenar rambutão

Como armazenar rambutão, também conhecido como rambutã? Precisa ficar na geladeira ou posso deixar na temperatura ambiente para amadurecer? Será que pode congelar a polpa para não estragar? A seguir trazemos algumas dicas de como guardar a fruta rambutão.

Dicas para armazenar rambutão

O rambutão é o fruto da rambuteira, árvore nativa da Indonésia e Malásia. Possui uma casca de cor vermelho rosada, mas também pode ter cor amarela ou laranja, com espinhos macios. Sua polpa é rosada, suculenta e carnuda, parecida com a lichia, as duas são da mesma família.

Ela possui um tempo de durabilidade curto após ser colhida, por isso não é muito fácil de encontrá-la à venda. Para comer deve-se remover a casca com a faca e tirar a polpa, que pode ser consumida pura, crua. A semente não deve ser consumida, a não ser que seja cozida antes. Sua polpa também pode ser utilizada em sucos, smoothies, geléias ou misturada em outras receitas.

Como armazenar rambutão, rambutã
Dicas para armazenar rambutão

O rambustão não deve ficar na temperatura ambiente, pois não continua amadurecendo após a colheita, ele irá estragar rapidamente, dentro de uns dois a três dias.

Coloque na gaveta de legume da geladeira, dentro de saco plástico (faça furinhos com garof) e com papel toalha umedecido em volta das frutas, para evitar seu ressecamento. A rambustão dura uns sete dias na geladeira, sem ficar ruim.

Pode congelar rambutão?

Você pode congelar a polpa de rambustão, mas lembre-se que ela poderá ficar gosmenta e aquosa no descongelamento. Portanto ficará melhor para ser utilizada em sucos, batidas, smoothies etc.

Para congelar coloque as polpas em uma forma fazendo apenas uma camada, deixando um espaço entre uma e outra, para não grudarem. Leve ao freezer, quando congelar passe para sacos de congelamento. Volte ao freezer. A rambustão vai durar uns três meses no freezer.

Quem preferir pode congelar a fruta inteira na casca, a casca ajuda a proteger contra o frio do freezer.

Como saber que estragou?

Normalmente o rambutã perde sua cor natural, pode ficar mais escura, com cheiro forte e gosto estranho. Notando algo que não tinha quando comprou, não arrisque comer, descarte.

Deixe um comentário