Como armazenar manjericão fresco ou ervas

Como armazenar manjericão fresco ou em ervas? Será que pode congelar manjericão fresco para durar mais tempo? Qual melhor maneira de conservar o manjericão, tem que ficar na geladeira? Saiba mais abaixo.

Como armazenar manjericão

O tempo que o manjericão fresco ou seco vai durar depende de como você guardá-lo.

O manjericão fresco, folhas, deve ser guardado na despensa em local escuro, seco em pote meio tampado para respirar. Não guarde o manjericão na geladeira pois as folhas ficarão pretas! Na temperatura ambiente ele pode durar de 7 a 10 dias.

Uma dica para aumentar a durabilidade é cortar a parte inferior do cabo e colocá-lo dentro de copo com água. Cubra com um saco plástico de boca largo, que a boca fique solta e deixe na temperatura ambiente. Troque a água quando ficar turva.

No caso do manjericão seco em ervas deve ser guardado em local fresco e escuro, sempre tampado. No vidro ele poderá durar até três anos sem perder sabor, alguns duram dois anos. Para não correr risco de estragar, uma dica é colocá-lo dentro de recipiente hermético. Eles podem durar além da data de validade, mas deve-se ter cuidado com o armazenamento.

Pode congelar manjericão fresco?

Sim, é possível congelar manjericão. Primeiro lave bem, pique tudo e deixe secar bem, se necessário passe papel toalha para secá-las bem. Coloque em sacos de congelamento tipo ziplock e leve ao freezer para congelar.

Como armazenar manjericão
Como armazenar manjericão

No freezer ele irá durar de quatro a seis meses sem perder o sabor. O legal é que você pode pegar aos poucos conforme for utilizar. Pegue, coloque na comida e guarde logo em seguida, não deixe fora da geladeira!

Outra dica para quem quiser congelar, é colocar o manjericão picado na cuba de gelo com um pouco de água. Quando congelar pode passar estas cubas de gelo para os sacos de congelamento. Quando for utilizar é só pegar os cubos e usar.

Como saber que o manjericão estragou?

Você saberá que o manjericão fresco estragou quando ele ficar mole e as folhas começam a ficar escuras. Jogue fora!

Manjericão em ervas não estraga, o que pode acontecer é ele mofar, neste caso não coma, jogue fora. Ele também pode perder o sabor e potência, você pode testar se ainda está bom suficiente colocando um pouco na mão e esfregando, depois prove e sinta o cheiro.

Deixe um Comentário