Como armazenar capim limão

Como armazenar capim limão comprado fresco ou desidratado? Precisa ficar refrigerado para não perder sabor? Será que pode ser congelado quando estiver fresco? Neste post falaremos um pouco sobre o armazenamento de capim limão, para evitar que estrague muito rápido.

Maneiras de armazenar capim limão

No caso do capim limão desidratado, é como outras ervas, você deve mantê-lo em temperatura ambiente, local seco, escuro e fresco. É importante ficar longe da luz solar ou calor, pois estraga o capim limão desidratado.

Na temperatura ambiente o capim limão desidratado vai durar até três anos sem ficar ruim. Para aumentar sua durabilidade, coloque em pote com tampa que vede bem o ar.

O capim limão fresco deve ser enrolado em papel toalha umedecido e colocado dentro de saco plástico na geladeira. Ele poderá durar até 14 dias sem ficar ruim.

Como armazenar capim limão comprado fresco ou desidratado
Mandeiras de armazenar capim limão comprado fresco ou desidratado

Pode congelar capim limão?

Sim, você pode congelar capim limão do mesmo jeito que faz com manjericão e outras ervas.

Primeiro lave, remova partes ruins e corte. Coloque para secar no escorredor de macarrão, deixe secar bem. Se necessário ajude a seca com papel toalha. Depois que estiver seco, coloque em sacos de congelamento tipo ziploc e levar ao freezer.

Outra maneira é picar e congelar dentro da forma de gelo com um pouco de água. Depois que congelar, remova os cubos, passe para saco de congelamento e volte ao freezer.

O capim limão fresco no freezer vai durar até seis meses sem ficar ruim.

Como saber que estragou?

No caso do capim limão desidratado, normalmente ele não estraga, o que ocorre é que ele perde o sabor e não vai dar o mesmo aroma na comida. Para verificar se ainda está bom, é só esfregar um pouco na palma da mão e sentir o cheiro. Se não tiver aroma pode descartar. Cuidado também com mofo, pois é perigoso para saúde!

Se for capim limão fresco, ele costuma perder a cor natural e ficar molenga, notando algo errado descarte.

Deixe um comentário