Como armazenar segurelha-anual

Como armazenar segurelha-anual, Satureja hortensis? Será que deve ficar na geladeira? Posso congelar para durar mais tempo e tirar apenas quando precisar? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar a erva segurelha-anual, também conhecida como segurelha-das-hortas ou segurelha-dos-jardins.

Dicas para armazenar segurelha-anual

A segurelha-anual tem um sabor parecido com manjerona e tomilho. Ela é uma erva não muito popular no Brasil, mas usada por algumas pessoas que gostam de cozinhar. Ela pode ser utilizada do mesmo jeito que você faz com o tomilho, em omeletes, frango, peixe, sopas, molhos e outros.

A erva segurelha fresca deve ser armazenada na geladeira, da mesma forma do tomilho. Coloque dentro de saco plástico para evitar contato com o ar frio da geladeira. Ela irá durar uns 10 dias sem ficar ruim.

Como armazenar segurelha-anual
Dicas para armazenar segurelha-anual

Outra maneira de conservar é secando a segurelha-anual. Para secar basta prender os ramos unidos e pendurar em local seco, bem ventilado, longe do sol. Depois que secar, guarde em recipiente hermético escuro, local seco e longe da luz ou calor. A erva seca pode durar uns três meses sem ficar ruim.

Se a segurelha-anual foi comprada já desidratada, então seu tempo de durabilidade é muito maior. Normalmente as ervas compradas secas podem durar uns três anos sem estragar. Lembrando que elas vão perdendo o sabor com o tempo.

Como congelar segurelha-anual?

A melhor maneira de conservar é justamente congelando.

Arrume os galhos em um tabuleiro e leve ao freezer. Deixe algumas horas até congelar por completo. Retire do freezer, retire as folhas e passe para saco de congelamento tipo ziploc (quem preferir pode remover as folhas dos cabos antes e já colocar direto no saco de congelamento). Leve de volta ao freezer.

Quando for utilizar, remova apenas o que deseja usar e volte imediatamente ao freezer para não dar água no saco.

Outra maneira de congelar é misturar a segurelha picada com azeite de oliva ou manteiga, depois derrame em cubos de gelo e leve ao freezer. Para usar é só tirar quantos cubinhos for utilizar. Quem preferir pode usar água ao invés de azeite/manteiga.

A segurelha-anul irá durar uns dois meses sem estragar, mas pode durar até mais tempo que isso. Desde que não sofra mudança na temperatura.

Como saber que estragou?

Normalmente a erva segurelha-anual não estraga, o que ocorre é que ela perde potência com o tempo, ou seja, não vai mais dar o sabor e aroma da erva fresca. Também pode perder sua cor natural ou aparecer mofo. Se notar algo errado, não arrisque comer, descarte.

Deixe um comentário