Como armazenar tomate Heirloom

Como armazenar tomate Heirloom? Precisa ficar refrigerado na geladeira? Será que posso congelar se não comer tudo? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar este tipo de tomate, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar tomate Heirloom

O tomate Heirloom é nativo dos Andes na América do Sul e parecido com o tomate comum, mas mais saboroso. Existem muitas variedades deste tomate, ele é mais delicado, mancha e estraga com facilidade. Pode ser consumido fresco em saladas, cozido em molhos, como tempero em pratos e sopas e como purê, suco etc.

Assim como o tomate comum, ele pode ser mantido na temperatura ambiente para amadurecer. Normalmente dura 1 semana na temperatura ambiente, mas se estiver muito verde pode durar até mais que isso.

Como armazenar tomate Heirloom
Dicas para armazenar tomate Heirloom

Quando estiver completamente maduro, você pode guardar na geladeira para parar o amadurecimento. Coloque dentro de saco plástico ou na gaveta de legumes solto em cima de papel toalha e coberto com papel toalha. O tomate Heirloom pode durar uns cinco a sete dias na geladeira.

Pode congelar tomate Heirloom?

Você pode congelar esta variedade de tomate, mas é importante saber que ele ficará melhor para ser utilizado em pratos quentes, não ficará bom para ser consumido cru em saladas. Pois quando ocorre o descongelamento, os cristais de gelo rompem a polpa, formando uma papa gosmenta.

Para congelar lave e corte em tamanhos que você utilize nos pratos quentes. Coloque em refratário, fazendo apenas uma camada. Leve ao freezer para congelar. Depois que congelar, tire do refratário e passe para saco de congelamento ziploc. Volte ao freezer, tire somente quando for utilizar.

Outra maneira de congelar é fazendo purê, cozinhando eles na panela. Depois passe pela peneira e guarde em recipiente com tampa no freezer. Deixe um espaço de uns 2 cm para a tampa, pois irá expandir.

No freezer o tomate Heirloom pode durar uns três meses sem ficar ruim.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro. Normalmente o tomate quando estraga fica molenga, sai líquido com cheiro de azedo, pode ficar com manchas pretas ou mofo. Notando algo errado não coma, descarte.

Deixe um comentário