Como armazenar sebo bovino

Como armazenar sebo bovino? Precisa ficar refrigerada ou pode deixar na temperatura ambiente? Será que posso congelar se não for usar tudo logo? A seguir trazemos algumas dicas de como guardar sebo de boi, para evitar que fique rançoso rápido.

Dicas para armazenar sebo bovino

O sebo é a gordura saturada que envolve os rins do boi. A gordura é retirada da carne, clarificada, picada e fervida em água, para remover impurezas. Após o resfriamento, a água e gordura se separam, a gordura que sobra é o sebo. Possui ponto de fusão entre 45°C e 50°C, e ponto de congelamento entre 37°C e 40°C.

Ele ainda é muito utilizado em receitas, para fazer sabão e ração para passarinho. Possui sabor suave, cheiro suave de carne, textura seca e quebradiça. Alguns utilizam em receitas o sebo misturado na manteiga.

Como armazenar sebo bovino
Dicas para armazenar sebo bovino

O sebo de boi processado pode ser mantido na temperatura ambiente por até um ano sem ficar ruim. Tem que ficar em local seco, escuro e fresco, dentro de recipiente hermético, para evitar contato com o ar.

Sebo de boi preparado em casa deve ser mantido na geladeira e utilizado dentro de alguns dias. Ele não dura o mesmo tempo do processado.

Pode congelar sebo bovino?

O congelamento não é recomendado, mas quem quiser pode sim congelar. Coloque em sacos de congelamento e deixe no freezer. Ele irá durar alguns meses sem estragar.

Mas atenção! Sua textura poderá ser modificada e pode perder um pouco do sabor original.

Como saber que estragou?

Normalmente o sebo quando estraga fica rançoso, da mesma forma que outros tipos de gordura. Também pode ficar com manchas esquisitas e cheiro desagradável. Notando algo errado, não coma, pois pode ser prejudicial para sua saúde. Descarte!

Deixe um comentário