Como armazenar ricota

Como armazenar ricota? Precisa ficar refrigerada na geladeira ou posso deixar na temperatura ambiente? Será que posso congelar para utilizar em pratos quentes? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar ricota, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar ricota

A ricota não é considerada um queijo, mas sim um derivado de queijo, um laticínio (subproduto lácteo), assim como a muçarela de vaca ou búfala. Ela é feita do soro do leite, o líquido aquoso que permanece quando se faz queijo de vaca, ovelha ou cabra. O produto criado possui massa mole, é fresco e de baixo teor de gordura.

Mesmo na embalagem fechada, a ricota não deve permanecer na temperatura ambiente, senão estragará muito rápido. Nunca deixe mais do que duas horas na temperatura ambiente, senão o risco de propagar bactérias nocivas é grande.

Como armazenar ricota
Dicas para armazenar ricota

Coloque a embalagem fechada na geladeira, ela pode durar até uns três dias após a data de validade escrita no rótulo.

Após aberta a ricota tem que ser mantida na geladeira dentro de recipiente hermético. Ela irá durar uns 15 dias sem ficar ruim, desde que não seja deixada na temperatura ambiente.

Pode congelar ricota?

Você pode congelar a ricota caso não pretenda comer tudo. Mas é importante saber que ao descongelar ela poderá perder um pouco do sabor e textura, ficando melhor para ser utilizada em pratos quentes como sopas, molhos etc.

Para congelar coloque em recipiente hermético no freezer. Ela irá durar uns três meses sem estragar. Pode até durar um pouco mais que isso, mas já irá começar a perder suas propriedades.

Para descongelar coloque na geladeira de um dia para o outro. Ela irá durar mais uns quatro dias na geladeira, desde que não seja removida da temperatura neste tempo.

Ao descongelar, ficará um líquido pode cima, é só misturar com a ricota usando um garfo.

Como saber que estragou?

Sempre verifique o cheiro e a aparência da ricota. Se ela estiver ficando amarela ou desenvolver cheiro de azedo, estranho, não coma, descarte! Inclusive se aparecer mofo, pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um Comentário