Como armazenar filé de raia, arraia

Como armazenar filé de raia, arraia? Precisa ficar refrigerada na geladeira? Será que posso congelar para durar mais tempo? A seguir trazemos algumas dicas de como guardar raia, para evitar que estrague rápido demais, e informações de quanto tempo ela dura.

Dicas para armazenar filé de raia

A carne de arraia ou raia, como você preferir, é um alimento muito comum em países asiáticos. No Brasil nem tanto, mas é possível encontrá-la em algumas cidades do Brasil. É um alimento perecível como qualquer outro tipo de carne. Portanto você nunca deve deixar na temperatura ambiente por mais do que duas horas. Se onde você mora a temperatura for maior de 32°C, não deixe mais do que 1 hora fora da geladeira.

Guarde a carne de arraia na geladeira assim que chegar do mercado. Você pode guardar na embalagem original ou guardar dentro de recipiente hermético na geladeira.

Como armazenar filé de raia, arraia
Dicas para armazenar filé de raia, arraia

O filé de raia cru vai durar até dois dias na geladeira sem ficar ruim. Portanto caso não vá comer tão rápido, o ideal é congelar ou então cozinhar.

Se o filé de raia estiver cozido, pode durar de três a quatro dias sem ficar ruim.

Pode congelar filé de raia?

Você pode congelar o filé de raia se estiver cru ou se estiver cozido. Essa é a melhor maneira de conservar a carne, se não pretende comer tão rápido.

Coloque a carne de raia no recipiente hermético. Se for deixar mais de dois meses, embrulhe em papel alumínio ou plástico filme e coloque dentro do recipiente hermético. Isso vai proteger contra queimadura causada pelo ar frio.

No freezer o filé de raia cru vai durar uns oito meses sem estragar, já o filé de raia cozido pode durar uns três meses. Desde que não ocorra mudança na temperatura de armazenamento.

Como saber que a raia estragou?

A carne de raia fica igual às outras carnes de peixe, pode mudar de cor e ficar com cheiro desagradável. Também pode ficar com cheiro ou sabor de amônia. Ela é um peixe com couro, possui alto teor de uréia no sangue, nos músculos, nas víceras e pele, por isso acaba ficando com esse cheiro quando passou da validade.

Notando algo errado não coma, pois poderá fazer mal para saúde.

Deixe um comentário