Como armazenar óleo de semente de uva

Como armazenar óleo de semente de uva? Tenho que guardar na geladeira ou posso conservar na temperatura ambiente? Este tipo de óleo pode ser congelado? A seguir trazemos algumas dicas sobre o armazenamento de óleo de semente de uva, para evitar que estrague rápido demais.

Dicas para armazenar óleo de semente de uva

O óleo de semente de uva pode ficar na temperatura ambiente enquanto estiver em sua embalagem fechada. De preferência local escuro e seco, longe do calor. A exposição ao sol e ao ar fazem com que o óleo fique rançoso mais rápido (estraga).

Após aberto este óleo é diferente do óleo de soja, girassol e outros. Como ele é delicado precisa ser conservado na geladeira, para manter fresco por mais tempo e não perder suas propriedades.

Normalmente após aberto o óleo de semente de uva dura uns doze meses na geladeira, sem estragar. Mantenha o pote bem fechado na geladeira, pois o ar causa oxidação. Não deixe nunca muito tempo em temperatura ambiente.

Como armazenar óleo de semente de uva
Dicas para armazenar óleo de semente de uva

Se você guardar na temperatura ambiente após aberto, ele só deverá durar uns seis meses.

A refrigeração pode fazer com que ele fique um pouco turvo e solidifique, mas isso não quer dizer que estragou. Deixe uns minutinhos na temperatura ambiente, que a consistência e cor voltam ao normal. Assim que acabar de usar, volte para refrigeração!!

Pode congelar óleo de semente de uva?

O congelamento não irá aumentar significantemente o tempo de validade. Além disso o óleo pode ficar instável para utilizar no cozimento, sendo necessário mais tempo para que fique na temperatura ambiente. Portanto, não, o congelamento do óleo de semente de uva não é recomendado.

Como saber que está estragado?

Normalmente quando o óleo de semente de uva estraga fica rançoso, pode ficar com aroma azedo, metálico, de sabão. Ele perde seu aroma original. Também pode ficar com sabor amargo. Notando algo errado não utilize, descarte! Senão vai estragar toda sua comida.

Deixe um comentário