Como armazenar queijo Port Salut

Como armazenar queijo Port Salut? Precisa ficar refrigerado na geladeira ou posso deixar na temperatura ambiente? Será que pode ser congelado se não comer tudo? A seguir trazemos algumas dicas de como guardar o queijo feito pelos monges da abadia de Port-du-Salut, para evitar que estrague rápido.

Dicas para armazenar queijo Port Salut

O queijo Port Salut, como explicado acima, é um queijo semi-macio feito de leite de vaca, criado pelos monges da Abadia de Notre-Dame Port du Salut. Atualmente os monges não fabricam mais o queijo, mas ele continua sendo fabricado em outros locais do mundo.

Como é um queijo semi-macio não deve ficar na temperatura ambiente, pois estragará rápido.

Guarde o queijo Port Salut embalado em papel manteiga e plástico filme na geladeira, para não ressecar. Quem não tiver papel manteiga, pode embalada em filme plástico e depois em papel alumínio.

Dicas para armazenar queijo Port Salut
Dicas para armazenar queijo Port Salut

Dependendo do fabricante do queijo, ele poderá durar até seis meses na geladeira sem estragar. Alguns duram apenas dois meses e outros apenas um mês. Por isso é importante verificar o escrito na embalagem.

Pode congelar queijo Port Salut?

O queijo Port Salut pode até ser congelado, mas sua textura e sabor mudam. Ele ficará melhor para ser utilizado em pratos quentes.

Para congelar corte porções de 200 g, para quando tirar do freezer utilizar ele todo. Não será possível retornar ao freezer depois que descongelar. Embale com plástico filme e depois papel alumínio, leve ao freezer.

No freezer o queijo irá durar uns dois meses sem ficar ruim. Verifique a embalagem do seu queijo, pois dependendo ele terá uma validade maior do que essa, se conservado na geladeira.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro, normalmente o queijo ruim fica com cheiro estranho, mais forte do que o normal, também pode apresentar manchas ou mofo. Notando algo errado não coma, descarte, pois pode ser perigoso para sua saúde.

Alguns sites recomendam cortar em volta do mofo, sem encostar a faca no mofo e cortando uns 2,5 cm em volta de todo o mofo e por baixo. Mas atenção! Só faça isso por conta e risco, não tem como garantir se o mofo já penetrou no centro do queijo.

Deixe um comentário