Como armazenar queijo Munster

Como armazenar queijo Munster? Precisa ficar refrigerado na geladeira? Será que pode congelar se comprar muita quantidade? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar o queijo francês Munster, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar queijo Munster

O queijo Munster é feito de leite de vaca integral e maturado sob o processo de croûte lavée, “casca lavada”, na qual os queijos são tratados periodicamente com salmoura ou com agentes de fermentação.

É um queijo de textura semi-macia, sensível ao toque. Portanto não deve ficar na temperatura ambiente, senão pode estragar. Guarde o queijo Munster na geladeira.

Se o queijo Munster estiver em pedaços, embale com papel manteiga e depois com plástico filme (ou papel alumínio). O papel manteiga ajuda a manter a humidade do queijo. Na geladeira o Munster em pedaço vai durar uns 21 dias sem ficar ruim.

Como armazenar queijo Munster
Dicas para armazenar queijo Munster

Se o queijo Munster foi comprado fatiado ou triturado/ralado, ele irá durar uns sete dias na geladeira (pode até durar mais um pouco que isso, mas verifique a aparência e cheiro antes de comer). Também precisa ficar bem embalado, deixe dentro de recipiente hermético, para evitar contato com ar frio da geladeira.

Pode congelar queijo Munster?

Você pode congelar o queijo Munster se estiver em pedaço grande ou fatiado. Mas é importante que saiba que ele ficará melhor para ser utilizado em pratos quentes, como molhos e sopas. Pois perde um pouco da textura e sabor.

Se o queijo estiver em pedaço grande, corte em pedaços menores para não precisar tirar tudo quando for utilizar. Embale com polástico filme ou saco de congelamento tipo ziploc.

O queijo irá durar uns três meses no freezer, pode durar até mais que isso, desde que não seja removido da temperatura muitas vezes. Mas lembre-se que ele perde um pouco suas propriedades, não importa o tempo que deixe.

Para descongelar, desça para geladeira e deixe de um dia para o outro. O queijo irá durar mais uns três dias na geladeira, desde que não seja removido da temperatura.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro. Normalmente o queijo Munster quando fica ruim, adquire uma cor escura e fica com cheiro muito forte. Além disso pode aparecer mofo.

Alguns sites falam que pode remover o mofo e comer, desde que você remova uns 2,5 cm em volta de todo o mofo e até por baixo. Não deixando a faca encostar no mofo! Como é um queijo semi-macio e não queijo duro, não podemos confirmar se é mesmo seguro remover o mofo e comer. Portanto tenha certeza que é isso que quer fazer.

Caso esteja triturado ou ralado e aparecer mofo, descarte tudo, mesmo os que não aparentarem estar com mofo.

1 comentário em “Como armazenar queijo Munster”

Deixe um comentário