Como armazenar costela de porco

Como armazenar costela de porco? Quanto tempo pode ficar na temperatura ambiente? E se guardar na geladeira? Posso congelar se não comer tudo? Neste post trazemos algumas dicas de como guardar costela de porco, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar costela de porco

A costela de porco é um alimento perecível como qualquer outro tipo de carne, portanto não deve ficar na temperatura ambiente por mais do que duas horas, senão o risco de propagar bactérias nocivas é grande. Se onde você mora for mais de 32°C, evite deixar mais do que uma hora fora da refrigeração.

Se a costela de porco estiver crua, coloque na geladeira em sua embalagem original. Caso não tenha embalagem, coloque em recipiente hermético. A costela crua irá durar uns cinco dias sem ficar ruim. Desde que não seja removida da temperatura correta na geladeira.

Se a costela de porco foi cozida, guarde a sobra em recipiente hermético na geladeira. Ela irá durar até quatro dias sem estragar.

Como armazenar costela de porco
Dicas para armazenar costela de porco

Pode congelar costela de porco?

Você pode congelar tanto a costela crua quanto a cozida, é a melhor maneira para conservar a carne por mais tempo, caso não vá comer rápido.

Embale bem a costela de porco com plástico filme e coloque dentro de recipiente hermético. Principalmente se for deixar muito tempo no freezer. Isso reduz a chance de ocorrer queimadura pelo ar frio.

No freezer a costela de porco crua vai durar uns três a cinco meses sem ficar ruim. A costela cozida deve durar uns dois a três meses. É importante que não seja removida da geladeira.

Quando for preparar, tire do freezer e deixe descongelar na geladeira. A costela crua dura mais uns cinco dias na geladeira, e a cozida uns quatro dias. Desde que não seja removida da geladeira neste tempo.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro da costela de porco. Normalmente ela fica gosmenta, muda a cor e pode ficar com cheiro azedo desagradável. Notando algo errado nem arrisque provar, descarte.