Como armazenar leite

Como armazenar leite? Precisa ficar refrigerado na geladeira ou posso deixar na temperatura ambiente? Será que posso congelar para durar mais tempo? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar leite, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar leite

O leite UHT de caixinha pode ficar em temperatura ambiente enquanto estiver fechado. Normalmente ele estraga depois de uns 10 dias após a data de vencimento. Mas lembre-se que o fabricante não recomenda o consumo após o vencimento, portanto é você que tem que decidir se consome ou não. Verifique bem o leite antes de tomar para ver se está estragado.

É importante que as caixas de leite fiquem em local fresco, escuro e seco, longe do calor e luz do sol!

O leite aberto deve ficar o tempo todo refrigerado na geladeira. Ele irá durar uns dois a três dias após aberto, sem ficar ruim. Essa informação vem escrita na embalagem, portanto verifique pois ela modifica de acordo com o fabricante. Normalmente dura uns dias após a data especificada, desde que você não deixe o leite fora da geladeira.

Como armazenar leite
Dicas para armazenar leite

O leite aberto nunca deve ficar mais do que duas horas na temperatura ambiente. Se onde você mora for mais do que 32°C, não deixe mais do que uma hora! O risco de propagar bactérias é grande e poderá causar intoxicação alimentar.

Pode congelar leite?

Você pode congelar o leite UHT de caixinha, mas ele fica com a consistência diferente do original, fica separado em camadas e fica granuloso. Por isso nem todas as pessoas gostam do leite congelado. O leite ficará melhor para ser utilizado em batidas, milkshake ou em receitas de pratos quentes.

Normalmente o leite desnatado ou semi-desnatado, ficam melhor quando congelados, do que o leite integral. Quanto mais gordura o leite tenha, maior será a separação no congelamento.

Remédios que não devem ser tomados com leite

Congele o leite colocando em um recipiente hermético, deixando uns 2 cm de espaço para a tampa, pois ele irá expandir quando congelar. No freezer o leite irá durar uns três meses sem ficar ruim. Após esta data não quer dizer que estragou, mas já começa a perder suas propriedades.

Descongele na geladeira de um dia para o outro, e consuma dentro de dois dias.

Como saber que o leite estragou?

Sempre verifique a aparência, o cheiro e o sabor. Normalmente o leite estragado fica aquoso, com grumos e cor diferente, cheiro de azedo e sabor rançoso (parecido com coalhada). Notando algo errado não beba! Descarte! Pois pode causar intoxicação alimentar.

Deixe um comentário