Como armazenar óleo de soja, de girassol e de milho

Como armazenar óleo de soja, de girassol, de canola e de milho? Precisa colocar na geladeira? Quanto tempo dura após aberto? Neste post falaremos um pouco sobre como guardar óleo, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar óleo de soja e outros

O óleo de soja, de girassol, canola e de milho, podem ficar na temperatura ambiente que não estregam. Portanto deixe em sua embalagem original, local seco, escuro e fresco (longe do calor). Na temperatura ambiente esses óleos podem durar até um ano sem estragar. Nos outros países a validade costuma ser de dois anos, mas as indústrias brasileiras dão prazo de 1 ano de validade para embalagem fechada.

Não é recomendado o consumo do óleo após a data estabelecida na embalagem, pois após este tempo de 12 meses, suas propriedades já começam a modificar.

Como armazenar óleo de soja, girassol, canola e milho
Dicas para armazenar óleo de soja, girassol, canola e milho

Após aberto os óleos devem ser mantidos em temperatura ambiente, local escuro e seco. Não há necessidade de guardar na geladeira. Algumas marcas recomendam consumir o óleo em 30 dias após aberto, outras dentro de seis meses, e outras não especificam data, deixando apenas a data de validade total na embalagem.

Normalmente quando não tem data especificada de após aberto, é que o produto vale dentro da validade especificada, mesmo que tenha sido aberto. Desde que seja mantido nas condições recomendadas de armazenamento.

Portanto sempre verifique na embalagem do óleo que comprou, para saber se tem data de consumo após aberto.

Pode congelar óleo de soja?

Não, o congelamento desses tipos de óleo não é recomendado. Principalmente porque o ponto de congelamento do óleo é muito inferior ao da água, os freezers comuns das casas das pessoas não atingem a temperatura recomendada para seu congelamento (normalmente uns -15°C).

Veja aqui dicas de como descartar óleo vencido ou usado, velho.

Como saber que o óleo ficou ruim?

Verifique a aparência e o cheiro, normalmente quando o óleo estraga ele fica com gosto rançoso, azedo, que é desagradável. Também pode ficar com corpos estranhos ou mofo, não prove de jeito nenhum, nem cozinhe com óleo estragado, pode ser perigoso para sua saúde.

2 comentários em “Como armazenar óleo de soja, de girassol e de milho”

Deixe um comentário