Como armazenar queijo Neufchâtel

Como armazenar queijo Neufchâtel? Precisa ficar refrigerado ou pode ficar um tempo na temperatura ambiente? Será que posso congelar para durar mais tempo? Neste post trazemos algumas informações sobre como guardar este tipo de queijo, originário da aldeia de Neufchâtel-en-Bray, no norte da Normandia. Um dos queijos mais antigos da França.

Dicas para armazenar queijo Neufchâtel

O queijo Neufchâtel é feito a partir do leite de vaca, parecido com Camembert. É um queijo macio com massa cremosa (amarela dourado) e uma crosta quebradiça. Por isso não deve ser armazenado na temperatura ambiente, senão irá estragar rapidamente. Além de ter riscos de propagar bactérias nocivas à saúde.

Portanto deixe o queijo Neufchâtel em sua embalagem original na geladeira. Se já tiver aberto, embale bem com papel alumínio ou plástico filme, e deixe na geladeira todo o tempo. O Neufchâtel pode durar uns 15 dias na geladeira sem ficar ruim, desde que não seja removido da temperatura.

Como armazenar queijo Neufchâtel
Dicas para armazenar queijo Neufchâtel

Pode congelar Neufchâtel?

Quem quiser pode sim congelar o queijo Neufchâtel, mas é importante saber que ele poderá ficar quebradiço e perder um pouco do sabor. Ficará melhor para ser usado em pratos quentes como molhos, sopas etc.

Embale o queijo Neufchâtel com papel alumínio ou plástico filme e coloque dentro de recipiente hermético no freezer. Deve ficar bem embalado para evitar queimadura causada pelo ar frio. Ele irá durar uns três meses no freezer sem estragar.

Como saber que estragou?

Verifique sempre a aparência e o cheiro, notando algum mofo estranho que não estava antes, ou algum cheiro esquisito, nem prove, descarte. No freezer pode ocorrer queimaduras causada pelo ar frio, não quer dizer que ele está estragado, mas a parte queimada ficará com sabor e textura desagradáveis.

Deixe um comentário