Como armazenar leite em pó

Como armazenar leite em pó? Pode ficar por quanto tempo na temperatura ambiente? Precisa ficar refrigerado na geladeira após aberto? Será que pode congelar o leite em pó? A seguir trazemos algumas dicas de como guardar leite em pó, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar leite em pó

A lata de leite em pó fechada pode ficar na temperatura ambiente, local fresco e escuro, longe do calor! Na temperatura ambiente ele pode durar até 1 ano e meio (18 meses) sem ficar ruim. Após esta data não quer dizer que estragou, mas normalmente já terá sabor e textura modificados.

Mas sempre verifique a data impressa na lata, pois você já pode ter comprado a lata antiga no mercado! Não arrisque comer se já passaram meses da data de vencimento.

A lata de leite em pó aberta também deve ser mantida na temperatura ambiente, local seco e fresco, bem fechada para evitar contato com o ar. Caso a lata não esteja fechando direito, coloque o leite dentro recipiente hermético. Após aberta sua durabilidade é de 30 dias corridos. Passando alguns dias não deverá ter problema, desde que tenha sido guardado nas condições corretas e não houver sinais de estragado.

Dicas para armazenar leite em pó
Dicas para armazenar leite em pó

O leite em pó pronto, misturado com a água, pode durar uns três dias na geladeira sem estragar. Quando está dissolvido ele tem que ficar na geladeira, senão estragará muito rápido.

Pode congelar o leite em pó?

É possível sim congelar o leite em pó dentro de um recipiente hermético ou saco de congelamento tipo ziploc. A temperatura baixa do freezer ajuda a preservar o leite.

No freezer o leite em pó pode durar uns dois anos sem ficar ruim, desde que seja mantido na temperatura correta neste tempo. Quando for remover o que deseja, tire o que vai usar, feche bem e volte imediatamente para o freezer. Não deixe o pote na temperatura ambiente!

Tenha cuidado para não deixar aberto, senão pode entrar umidade e estragar tudo. Ou pode ocorrer queimadura pelo frio, a parte queimada ficará com sabor e textura desagradáveis.

Como saber que estragou?

Verifique o cheiro e a aparência do leite em pó. Normalmente ele perde sua cor natural e pode adquirir cheiro ruim, azedo. Notando algo errado não prove, descarte, principalmente em caso de mofo. Pode ser muito perigoso para sua saúde, causando infecção alimentar.

Cuidado se a lata estiver enferrujada ou muito amassada, pois se o amassado for muito grande, pode estar enferrujada por dentro. Notando algo errado com a lata, descarte.

Deixe um comentário