Como armazenar fórmula de bebê

Como armazenar fórmula de bebê? Pode ficar por quanto tempo na despensa? Deve ficar na geladeira? Neste post trazemos algumas dicas de como guardar fórmula de bebê, para evitar que estrague.

Dicas para armazenar fórmula de bebê

A fórmula de bebê fechada pode ser mantida em temperatura ambiente, local seco e escuro, longe do calor e luz solar. Normalmente a data de validade da lata fechada é de 15 a 18 meses. Mas sempre verifique o informado no rótulo, pois dependendo do fabricante, pode haver diferença nesta data.

Após aberto é importante manter a lata bem fechada em local seco e escuro, não guarde na geladeira! A fórmula deve ser utilizada dentro de 30 dias.

Como armazenar fórmula de bebê
Dicas para armazenar fórmula de bebê

Não é recomendado utilizar após o prazo recomendado pelo fabricante, pois a fórmula pode perder suas propriedades. Além disso a fórmula vencida pode causar desconforto intestinal e outras complicações na criança.

A fórmula de bebê pronta deve ser consumida dentro de 24 horas e precisa ficar armazenada na geladeira. Não remova da geladeira até a hora de beber, pois pode propagar bactérias nocivas.

Pode congelar fórmula de bebê pronta?

O congelamento da fórmula de bebê pronta não é recomendado, devido ao risco de infecções para o bebê. Portanto não congele nem guarde sobras de fórmula! Se o bebê não tomar, descarte e prepare outro no horário correto, pois o resto de fórmula na mamadeira pode ficar com bactérias.

Como saber que a fórmula estragou?

Normalmente a fórmula de bebê pode perder a cor natural, ficar endurecida e apresentar cheiro estranho. Notando algo errado não arrisque, pois pode ser perigoso para saúde do bebê. Cuidado também com mofo, que pode aparecer dentro da lata, se ela não foi fechada corretamente. Em qualquer desses casos não arrisque, descarte!

Deixe um comentário