Como armazenar leite de amêndoa

Como armazenar leite de amêndoa? Precisa ficar refrigerado ou pode deixar em temperatura ambiente? Será que posso congelar? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar leite de amêndoa, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar leite de amêndoa

O leite de amêndoa não deve ser deixado na temperatura ambiente pois pode estragar, do mesmo jeito que o leite de vaca. No caso dos leites de amêndoas de caixinha pasteurizados, podem ficar na temperatura ambiente até o momento em que forem abertos.

Leite de amêndoa caseiro deve ser mantido o tempo todo na geladeira. Ele irá durar uns três dias (máximo de cinco dias) sem ficar ruim, pois é mais perecível do que o leite de amêndoas industrializado.

É importante lembrar que o leite de amêndoa pode se separar em camadas quando fica guardado. Por isso o recomendado é agitar antes de beber.

No caso do leite de amêndoa pasteurizado, que vem na caixinha fora da refrigeração, sua durabilidade é muito maior. Na pasteurização é feito o aquecimento rápido a 137°C e depois o resfriamento rápido, prolongando assim a validade do leite. Esse processo consegue matar bactérias nocivas que podem estragar o leite.

Normalmente o leite de amêndoa de caixinha (pasteurizado) tem durabilidade de 80 a 100 dias na caixinha fechada, e pode ser armazenado na temperatura ambiente, local seco e escuro. Alguns podem chegar a 1 ano de validade. Após aberto deve ser mantido na geladeira, ele irá durar mais uns 7 a 10 dias sem ficar ruim.

Leite de amêndoa de caixinha que é vendido refrigerado, deve ser mantido na refrigeração mesmo fechado. Neste caso a durabilidade costuma ser bem menor do que pode ser guardado na temperatura ambiente. Verifique o rótulo, após aberto consuma dentro de 7 dias.

Pode congelar leite de amêndoa?

Dicas para armazenar leite de amêndoa
Dicas para armazenar leite de amêndoa

Não é recomendado o congelamento de leite de amêndoas, pois ele fica separado em camadas (uma mais densa e outra aquosa), além de ter sua consistência alterada. Você poderá unificar as camadas batendo no liquidificador ou processador por uns 30 segundos. Mas atenção! Ele não terá exatamente o mesmo sabor nem a mesma textura, portanto fica melhor para ser utilizado em receitas e não para beber no copo.

Caso decida pelo congelamento, você pode colocar o leite de amêndoas em formas de gelo. Depois que congelar, passe para um saco tipo ziploc e volte para o freezer. Quem preferir pode colocar o leite direto dentro de um pote hermético no freezer.

O leite de amêndoas congelado (caseiro ou pasteurizado) pode durar uns 90 dias sem ficar ruim.

Descongele na geladeira de um dia para o outro, esse é o método mais seguro. Utilize o leite em no máximo 48 horas após o descongelamento. Aqueles que quiserem utilizar em pratos quentes, pode tirar do freezer na hora e adicionar no processo.

Como saber que estragou?

É normal o leite de amêndoas ficar fracionado, com duas camadas, por isso o recomendado é agitar o leite antes de tomar. Se você agitar o leite e ele continuar separado, é um sinal que está estragado.

Outro sinal de que ele está estragado é o cheiro que pode ficar estranho, o sabor fica azedo e aparecerem grumos. Notando algo errado não beba, pois pode ser perigoso para sua saúde!

Deixe um comentário