Como armazenar queijo Monterey Jack

Como armazenar queijo Monterey Jack? Esse tipo de queijo precisa ficar na geladeira? Será que posso congelar se comprar muita quantidade? A seguir trazemos algumas dicas sobre como guardar o queijo Monterey Jack, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar queijo Monterey Jack

O queijo Monterey Jack é um queijo feito com leite de vaca considerado queijo semi-duro, igual ao queijo minas curado ou semicurado. Ele é parecido com o queijo minas brasileiro e a consistência varia com a maturidade, se for envelhecido um mês fica mais macio do que a versão envelhecida por 6 meses.

Ele é um queijo que não deve ficar na temperatura ambiente pois pode estragar. Portanto guarde o seu queijo Monterey Jack inteiro na embalagem original na geladeira. O queijo inteiro fechado pode durar uns seis meses na geladeira sem ficar ruim. Mas preste atenção no escrito da embalagem, pois esta data de validade poderá modificar devido à dureza do queijo, normalmente quanto mais duro mais tempo demora para ficar ruim.

Dicas para armazenar queijo Monterey Jack
Dicas para armazenar queijo Monterey Jack

Se o queijo Monterey Jack foi aberto, embale com papel manteiga e depois no plástico filme ou papel alumínio. Coloque na geladeira, ele irá durar uns 10 dias, desde que seja mantido na temperatura correta. Lembrando que alguns poderão ter uma durabilidade um pouco maior, verifique o escrito na embalagem.

Caso tenha comprado o queijo Monterey Jack triturado ou fatiado na mercearia, guarde na geladeira embalado em papel alumínio. O queijo irá durar uns 10 dias na geladeira, sem ficar ruim.

Pode congelar queijo Monterey Jack?

Você pode congelar o queijo Monterey Jack, mas ele ficará melhor para ser utilizado em pratos quentes, pois fica com a textura quebradiça e pode perder um pouco do sabor.

Para congelar corte o queijo Monterey Jack em pedaços de 200 g e coloque no recipiente hermético. Tem que ficar bem embalado para evitar a queimadura pelo ar frio do freezer.

O queijo congelado pode durar uns oito meses no freezer, desde que não seja removido da temperatura correta.

Para descongelar você pode tirar o pedaço e deixar na geladeira de um dia para o outro. Se não for removido da geladeira neste tempo, irá durar mais uns 4 dias. Se utilizar algum descongelamento rápido prepare imediatamente, não volte para geladeira.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro, normalmente o Monterey Jack fica com cheiro forte, com uma cor mais escura. Também pode ficar gosmento e aparecer mofo, notando algo errado não arrisque, pode ser perigoso para sua saúde.

Alguns sites falam que pode cortar em voltar do mofo e comer o resto, mas como este não é um queijo mofado por natureza, como o gorgonzola, pode não ser tão seguro assim para sua saúde. Portanto tenha cuidado com isso.

Deixe um comentário