Como armazenar cerveja

Como armazenar cerveja corretamente? A cerveja pode ficar em temperatura ambiente ou deve ficar na geladeira? Como armazenar a cerveja no freezer? Ela deve ficar em pé na vertical ou deitada como o vinho? Abaixo responderemos estas perguntas.

Como armazenar cerveja

O ideal é a cerveja ficar armazenada em local fresco e escuro, com temperatura entre 7°C e 13°C. Se onde você mora for muito quente, guarde na geladeira, que será o mais próximo da temperatura recomendada. Atenção! Se for guardar por longo período não é recomendado guardar cerveja de rolha na geladeira, pois ela desidratada a cortiça estragando a cerveja.

É muito importante que a cerveja não fique em contato com luz, pois a luz altera o sabor da mesma.

Sempre guarde as garrafas em pé (vertical) e não deitadas, mesmo que seja de rolha de cortiça. Quando você deixa a cerveja deitada (horizontal), ela cria um anel de levedura dentro da garrafa que não se assenta. Este resíduo pode alterar o sabor da cerveja e você não terá como servir sem virar também o resíduo no copo. Guardando em pé, este resíduo de leveduras e outros componentes se depositam no fundo da garrafa, sendo possível servir sem virar este conteúdo.

Existem algumas exceções de cervejas de rolhas que são recomendadas pelo fabricante guardar deitadas. Verifique com o fabricante nestes casos.

Não guarde cerveja aberta, ela perderá o gás e ficará choca. Se não beber tudo jogue fora.

Datas de validade da cerveja

As cervejas possuem data de validade variada, algumas têm apenas seis meses de validade. IPA, American Pale Ale, American Strong Ale, Amber Lagers, pilsens brasileiras e outras têm uma data de validade curta, precisam ser consumidas logo pois perdem suas propriedades. Cervejas pasteurizadas costumam ter durabilidade de dois anos ou um pouco mais.

Como armazenar cerveja
Como armazenar cerveja

As datas de validade não são para informar que a cerveja estará estragada, mas sim que ela não está mais fresca, após a data ela perdeu propriedades e poderá estar com sabor estranho. De acordo com especialistas, não é perigoso beber cerveja vencida, o máximo que pode ocorrer é ter dor de barriga.

Normalmente as cervejas com graduação alcóolica maiores de 8% duram mais tempo como Belgian strong ales, Imperial Stouts e outras. As cervejas ácidas ou defumada também maturam com o tempo e não estragam. Você poderá beber estes tipos fora de validade que deverão estar com sabor melhor ainda.

Deixe um Comentário