Como armazenar sobras de comida

Como armazenar sobras de comida? Das sobras do lanche, almoço ou jantar, o que se deve guardar no freezer e o que pode ficar na geladeira? Neste post explicaremos as melhores maneiras para guardar sobras de comida para elas durarem mais tempo sem estragar.

Como armazenar sobras de comida

Sobras de comida devem ser sempre guardadas rapidamente na geladeira (5°C ou m enos) em recipiente hermético! Faça porções individuais para não ficar tirando toda hora da temperatura e não ficar requentando milhares de vezes.

Nunca deixe mais do que duas horas em temperatura ambiente! Após este tempo já é muito grande a chance de ter bactérias, o ideal é guardar dentro de 30 minutos. Se a comida ainda estiver quente não tem problema, deixe destampado na geladeira e assim que esfriar tampe o pote. Coma as sobras em, no máximo, dois dias (48 horas)!

Molhos com creme de leite, maionese e outros parecidos nunca devem ser guardados se sobrarem, descarte pois o risco de contaminação é grande!

Nunca guarde sobra de comida enlatada dentro da lata aberta na geladeira, a lata vai passar gosto ruim para a comida. Transfira para recipiente hermético e coloque na geladeira.

Ao reaquecer a comida deixe esquentar bem, até pelo menos 70°C por dois minutos, assim você estará matando bactérias que possam existir.

Pode colocar sobras no freezer (-18°C)?

Você pode guardar sobras no freezer se não for comê-las em dois dias. É importante que a temperatura do freezer seja -18°C ou inferior. Guarde em recipiente hermético ou saco de congelamento para não secar e queimar com o ar frio.

Conheça os alimentos que não devem ser guardados na geladeira.

Para descongelar deixe na parte debaixo da geladeira durante a noite ou descongele no microondas. Atenção! Se descongelar no microondas coma na mesma hora, não volte com o alimento para geladeira pois será perigoso para sua saúde.

Como armazenar sobras de comida
Como armazenar sobras de comida

Comida descongelada só deve ser reaquecida uma única vez. Quanto mais vezes você esfria e reaquece, maior o risco de intoxicação alimentar. Lembre-se de tirar do freezer apenas o que for consumir dentro de 24 horas.

Alimentos que são para ficarem no freezer como sorvetes ou sobremesas congeladas, se forem descongelados não devem voltar para o freezer! Se não comer tudo jogue fora.

Portanto, nunca deixe as sobras de alimento por mais de duas horas em temperatura ambiente, a chance de contaminação é muito grande. Sempre guarde na geladeira ou freezer.

Deixe um Comentário