Como armazenar rabanada, french toast

Como armazenar rabanada? Precisa ficar na geladeira ou pode deixar na temperatura ambiente? Será que pode congelar rabanada para durar mais tempo? Neste post falamos um pouco sobre maneiras de guardar rabanada, para evitar que ela estrague muito rápido.

Dicas para armazenar rabanada

A rabanada também é conhecida como fatia de ovo, fatia parida, fatia dourada, dependendo do lugar onde você estiver. A famosa french toast (torrada francesa) é muito parecida, mas feita com fatia de pão, ovo e leite, grelhada na manteiga. Enquanto a nossa rabanada é fatia de pão, banhada no leite com açúcar (ou leite condensado), passada no ovo e frita em óleo, depois coberta com canela e açúcar.

As rabanadas brasileiras devem ser mantidas na geladeira após fritas, pois contem ovos e leite, produtos perecíveis que podem estragar facilmente e causar intoxicação alimentar. Portanto, evite deixar mais do que duas horas na temperatura ambiente. Se onde você mora for mais de 32ºC, não deixe mais do que uma hora fora da refrigeração.

Como armazenar rabanada, french toast
Como armazenar rabanada, french toast

Para guardar na geladeira coloque em recipiente com tampa ou no prato coberto com filme plástico. Na geladeira a rabanada durará uns 2 a 3 dias sem estragar. Deixe para jogar o açúcar com canela na hora de comer, se sobrou um pouco dessa mistura, ela pode ser mantida na temperatura ambiente em um pote com tampa ou coberto com filme plástico.

Para comer tire da geladeira e deixa alguns minutinhos no forno, forno elétrico ou air fryer. Salpique o açúcar com canela.

Uma maneira de manter a rabanada fora da geladeira por mais tempo, é deixando no forno baixo, para ficar aquecida até o momento de comer.

No caso da french toast, é recomendado guardar na geladeira em pote com tampa ou prato coberto com filme plástico. Na geladeira a french toast dura 24 horas, sendo recomendado seu consumo no dia seguinte.

Pode congelar rabanada?

É possível congelar tanto rabanada quanto a french toast, mas não jogue o açúcar e canela por cima. Coloque em uma forma, fazendo apenas uma camada e leve ao freezer para congelar. Depois que congelar você pode colocá-las em outro pote, fazendo camadas uma em cima da outra, ou em sacos de congelamento. Volte ao freezer.

No freezer a rabanada e a french toast podem durar uns dois meses. É importante destacar que ela não ficará tão gostosa quanto como fica quando está fresquinha. Para descongelar, pré-aqueça o forno a 200ºC, retire as rabanadas/french toast do freezer e leve ao forno por 15 minutos. Coloque em papel toalha e salpique no açúcar e canela.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro, normalmente quando estraga, a rabanada e a french toast podem ficar com cheiro desagradável, pois contêm ovo. Também pode aparecer manchas estranhas ou até mofo. Notando algo errado, que não estava quando preparou, não arrisque comer, descarte. Pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário