Como armazenar profiteroles

Como armazenar profiteroles? Pode ficar na temperatura ambiente por quanto tempo? Será que posso congelar para utilizar depois? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar profiteroles, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar profiteroles

É importante destacar que os profiteroles são mais gostosos no dia que são preparados.

Profiteroles recheados com creme, devem ser guardados na geladeira em recipiente hermético por, no máximo, dois a três dias. Nunca deixe na temperatura ambiente, pois o creme estraga muito rápido! No caso de profiteroles de chocolate sem creme, podem ser mantidos na temperatura ambiente em recipiente hermético, de um dia para o outro, ou na geladeira pelo mesmo tempo especificado no creme. É importante lembrar que esta dica é no caso de você preparar os profiteroles. Se ele for comprado, coma dentro de 24 horas, pois não tem como saber a quanto tempo foi preparado.

Como armazenar profiteroles?
Dicas para armazenar profiteroles

A massa de profiteroles vazia pode ser mantida na temperatura ambiente, local seco, escuro e fresco. Ela dura uns dois dias na temperatura ambiente. Mas você pode aumentar esta durabilidade colocando em recipiente hermético na geladeira, a massa pura irá durar uns sete dias sem ficar ruim.

É importante lembrar que a massa fica mais gostosa se mantida na temperatura ambiente. Mas se você quiser fazer com antecedência, guardá-la na geladeira pode ser a melhor alternativa.

A calda de chocolate dos profiteroles pode ser preparada e guardada na geladeira em recipiente hermético. Ela irá durar uns cinco dias sem estragar. Para utilizar aqueça no micro-ondas por 15 segundos, mexa, aqueça mais um pouco, e vá verificando se chegou na consistência desejada.

Posso congelar profiteroles?

Profiteroles que não estiverem recheados podem ser congelados, para conservar por um tempo maior.

Para congelar deixe a massa esfriar, coloque em uma forma com papel manteiga, leve para congelar no freezer por algumas horas. Depois passe para recipiente hermético e volte ao freezer. Os profiteroles sem recheio irão durar uns três meses no freezer sem estragar.

Quando for utilizar, coloque os profiteroles na geladeira de um dia para o outro, assim irá descongelar lentamente, não afetando tanto a textura. Depois é só colocar no forno pré-aquecido a 180ºC por alguns minutos, que ela voltará a ficar crocante. Deixe esfriar em temperatura ambiente antes de rechear.

Como saber que o profiterole estragou?

Normalmente quando o profiterole estraga fica com cheiro de azedo, ou o creme com cheiro de estragado. Sempre preste atenção na aparência e aroma. Se achar que a massa de profiteroles está estranha, com manchas, não arrisque comer. Tenha cuidado inclusive com mofo, não remova para comer o restante, pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário