Como armazenar hortelã em flocos

Como armazenar hortelã em flocos desidratada? Pode ficar muito tempo na temperatura ambiente? Devo guardar na geladeira para não estragar? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar hortelã desidratada em flocos, para evitar que estrague ou fique umedecido.

Dicas para armazenar hortelã em flocos

A hortelã em flocos é o mesmo de outros condimentos desidratados, deve ficar na temperatura ambiente, local seco e fresco, longe da luz do sol e fontes de calor. Se comprou a granel ou se já tiver aberto o pacote, é importante colocar em recipiente hermético ou com tampa que fique bem vedada, para evitar ao máximo contato com o ar.

Na temperatura ambiente a hortelã em flocos pode durar de um a três anos. Isso não quer dizer que a hortelã estrague, mas ela perde o sabor com o tempo. Portanto, após um ano, poderá estar mais fraca e não irá passar aroma e sabor para os pratos em que for utilizada.

Como armazenar hortelã em flocos
Dicas para armazenar hortelã em flocos

Esse tipo de condimento não deve ser guardado na geladeira, pois ao tirar, podem aparecer gotas de água dentro do pacote, devido à alteração da temperatura. Isso irá estragar a hortelã, podendo causar mofo.

Pode congelar hortelã em flocos?

Não é recomendado guardar hortelã em flocos no freezer, pois vai ocorrer o mesmo problema da geladeira. Ao tirar do freezer para utilizar, aumentará a temperatura, causando condensação da água nas paredes internas do pote, molhando a hortelã. Portanto, evite guardar no freezer.

Como saber que estragou?

Normalmente a hortelã em flocos não estraga, o que ocorre é que ela perde o sabor com o tempo. Você pode verificar se está boa para uso, esfregando um pouco na palma da mão e sentindo o cheiro e sabor. Se não sentir nada, não adianta que não vai passar nada para a comida. Tenha cuidado com mofo! Se estiver mofada, jogue fora e nem teste, pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário