Como armazenar hortelã

Como armazenar hortelã se estiver fresca ou desidratada? Pode ficar na temperatura ambiente ou precisa ficar refrigerada na geladeira? Será que posso congelar para durar por mais tempo? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar hortelã, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar hortelã

Hortelã fresca é como outras ervas, não pode ficar na temperatura ambiente por muito tempo, senão murcha e estraga rapidamente. O recomendado é guardá-la na geladeira.

Para colocar na geladeira corte um pedacinho da parte inferior do caule e deixe dentro de um copo com 2,5 cm de água. Cubra com saco plástico colocando-o de cima para baixo, preso levemente, sem fechar com força. Leve para geladeira e troque a água sempre que ficar turva. Na geladeira a hortelã fresca irá durar uns sete a dez dias.

Como armazenar hortelã
Dicas para armazenar hortelã

No caso da hortelã desidratada, você deve manter em temperatura ambiente o tempo todo, em local seco e fresco, longe da luz do sol ou calor. Se já abriu o pacote, coloque em recipiente com tampa que vede bem, para evitar contato com o ar. A hortelã desidratada pode durar de dois a três anos na temperatura ambiente sem ficar ruim, desde que mantida nas condições corretas.

Pode congelar hortelã?

Caso queira conservar a hortelã fresca por mais tempo, você pode congelá-la, assim ela irá durar uns seis meses no freezer, sem perder suas propriedades.

Lave, deixe secar, remova caule e pique as folhas como preferir, ou apenas as solte do caule. Coloque em saco plástico de congelamento tipo ziploc. Leve ao freezer para congelar. Quem preferir pode congelar na forma de gelo com uma pequena quantidade de água. Depois que congelar, passe os cubos de hortelã para saco de congelamento e volte ao freezer.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro. Normalmente a hortelã fresca quando estraga fica molenga, murcha e pode ficar sem cheiro. Notando algo errado, não coma, descarte.

No caso da hortelã desidratada não costuma estragar. O que ocorre é que ela perde potência com o tempo, para testar esfregue um pouco na palma da mão e sinta o cheiro e o sabor. Se não sentir mais nada, pode descartar, pois não irá funcionar. Além disso, preste atenção em mofo, pois pode ser perigoso para sua saúde, não coma.

Deixe um comentário