Como armazenar cebolinha desidratada

Como armazenar cebolinha desidratada? Será que pode ficar na temperatura ambiente, ou precisa refrigerar na geladeira? Pode congelar para durar mais tempo? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar cebolinha desidratada, para evitar que estraguem muito rápido.

Dicas para armazenar cebolinha desidratada

A cebolinha desidratada é como os temperos desidratados, devem ficar na temperatura ambiente, local seco e fresco, longe da luz do sol.

Na temperatura ambiente a cebolinha desidratada por durar uns dois a três anos sem perder suas propriedades. Caso esteja aberta, coloque em recipiente hermético ou pote que fique bem vedado, quanto menos contato com o ar, melhor.

Como armazenar cebolinha desidratada
Dicas para armazenar cebolinha desidratada

Após este tempo não quer dizer que estragou, mas ele já terá perdido sua potência, não vai dar o sabor e aroma desejados. O ideal é consumir os temperos desidratados dentro de três meses, no caso dos inteiros como pimenta-do-reino, consumir em 10 meses.

Se onde você mora a umidade for demais, você até pode guardar a cebolinha desidratada na geladeira, em recipiente hermético. Mas isso não é recomendado, pois ao tirar para utilizar, aparecerá umidade dentro do pacote devido à mudança de temperatura. Irá molhar e estragar sua cebolinha desidratada. Portanto, evite guardar na geladeira.

Pode congelar cebolinha desidratada?

Guardar cebolinha desidratada no freezer é o mesmo problema da geladeira. Quando for utilizar, irá ocorrer alteração de temperatura, causando condensação no pacote, estragando sua cebolinha.

Se não tiver jeito, tente embalar a vácuo, para evitar ao máximo contato com o ar. Quem preferir, pode colocar em forma de gelo com azeite ou água pura. Basta colocar as cebolinhas desidratadas nos quadradinhos, preencher com azeite ou água, como preferir. Deixe no freezer para congelar. Quando congelar, passe para saco de congelamento tipo ziploc e volte ao freezer.

Como saber que estragou?

A cebolinha desidratada não costuma estragar, o que ocorre é que ela perde o sabor com o passar do tempo. Antes de utilizar, você pode verificar se ainda está boa esfregando um pouco na palma da mão. Sinta o sabor e aroma, se sabor e aroma estiverem fracos, é porque não passará sabor para a comida. Neste caso você deverá substituí-la. Tenha cuidado com mofo! Se notar alguma parte mofada, descarte, é perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário