Como armazenar aipo desidratado e sal de aipo

Como armazenar aipo desidratado e sal de aipo? Pode ficar na temperatura ambiente por quanto tempo? Devo guardar na geladeira para conservar por mais tempo? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar aipo desidratado e sal de aipo, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar aipo desidratado e sal de aipo

O aipo desidratado e o sal de aipo, são temperos muito utilizados no preparo de caldos e sopas, patês, saladas, molhos, quiches, legumes, omeletes, tortas, risotos, aves e outros alimentos. No caso do aipo desidratado, temos as versões em flocos ou as sementes de aipo.

O aipo em flocos, as sementes de aipo e o sal de aipo, devem ser mantidos na temperatura ambiente, local fresco, escuro e seco, longe da luz do sol. É o mesmo dos outros temperos desidratados. Caso esteja aberto, deve ser mantido na temperatura ambiente, em recipiente hermético, para evitar o contato com o ar, que o estraga mais rapidamente.

Como armazenar aipo desidratado e sal de aipo
Dicas para armazenar aipo desidratado e sal de aipo

O aipo desidratado em flocos podem durar de um a três anos na temperatura ambiente. Já a semente de aipo dura de três a quatro anos na temperatura ambiente, desde que permaneça nas condições corretas. É importante ter atenção quanto a mofo, pois pode aparecer no tempero, mesmo que esteja bem fechado.

O sal de aipo pode durar de dois a três anos na temperatura ambiente.

Esta durabilidade vale mesmo após aberto, desde que você mantenha o tempero bem vedado e longe da luz do sol.

Não é recomendado guardar estes temperos desidratados na geladeira, nem o sal de aipo. Pois quanto tirar para utilizar, vai ocorrer mudança de temperatura, causando aparecimento de gotinhas de água dentro do pote, estragando o tempero. Portanto, evite guardar na geladeira.

Pode guardar no freezer?

Com o freezer é o mesmo problema da geladeira, a umidade que irá aparecer quando tirar para utilizar, estragando seu tempero. Caso não tenha escolha, coloque embalado à vácuo, para não ter contato com o ar.

Quem quiser pode congelar colocando em forma de gelo com azeite ou água. Coloque o aipo desidratado, preencha com o líquido. Leve para congelar. Quando congelar, solte da forma e coloque em saco de congelamento tipo ziploc. Volte para o freezer, você pode usar em sopas, ensopados e outras receitas com molho.

Como saber que estragou?

O aipo desidratado em flocos, a semente de aipo e o sal de aipo não costumam estragar facilmente. O que pode ocorrer é ele perder sua potência com os anos. Você pode verificar se ainda está potente, esfregando um pouco na palma da mão, depois provar e sentir o cheiro. Se não sentir cheiro de nada e o sabor estiver fraco, descarte, não passará sabor para comida. Tenha cuidado com mofo! Se houver mofo nem prove! Descarte, pois pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário