Como armazenar espetinhos de churrasco

Como armazenar espetinhos de churrasco? Precisa ficar na geladeira ou posso deixar na temperatura ambiente? Será que posso congelar para guardar por mais tempo? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar espetinhos de churrasco para evitar que estrague rápido ou a carne fique ressecada.

Dicas para armazenar espetinhos de churrasco

É importante lembrar que o espetinho de churrasco é feito de carnes, e carnes são alimentos perecíveis, portanto não devem nunca ficar muito tempo na temperatura ambiente. Nunca deixe mais do que duas horas na temperatura ambiente, pois após este tempo as bactérias que causam intoxicação alimentar, se propagam rapidamente. Se onde você mora for mais do que 32 °C, evite deixar mais do que uma hora sem refrigeração.

No caso dos espetinhos de churrasco cru, temperado ou sem tempero, devem ser mantidos na geladeira, dentro de recipiente hermético. Eles irão duras 48 horas na geladeira sem estragar.

Como armazenar espetinhos de churrasco
Dicas para armazenar espetinhos de churrasco

Se os espetinhos estiverem prontos, cozidos, podem ser guardados na geladeira em recipiente hermético, e duram um pouco mais do que o cru, de três a quatro dias na geladeira.

Caso vá transportar os espetinhos de churrasco cru ou cozidos para algum local, coloque em isopor com gelo, para manter a temperatura baixa, entre 4 e 5 °C, até o momento de preparar. Não deixe a temperatura da carne no isopor aumentar, pois as bactérias causadoras de intoxicação alimentar se propagam com o calor. Se os espetinhos não forem consumidos no dia, e tiverem sido mantidos no gelo, poderão durar mais um dia na geladeira. Mas somente se tiverem sido mantidos na temperatura correta! Se ficaram na temperatura ambiente não guarde para o dia seguinte.

Pode congelar espetinhos de churrasco?

A melhor maneira de conservar espetinhos de churrasco é justamente congelando no freezer, como ocorre com outros cortes de carnes.

No caso dos espetinhos de churrasco cru, podem ser colocados em recipiente hermético no freezer ou embalagem a vácuo. Eles duram até seis meses no freezer sem ficar ruim. É importante ficar bem embalado, para evitar queimadura causada pelo ar frio do freezer, principalmente se for demorar para fazer.

Mas atenção! Caso os espetinhos estejam temperados, o tempo de durabilidade no freezer reduz bastante, devido ao tempero. Deixe espetinhos temperados em recipiente hermético por até uma semana no freezer.

Para descongelar os espetinhos deixe na geladeira de um dia para o outro, evite realizar o descongelamento na temperatura ambiente. Caso tenham sido descongelados e não foram utilizados, irão durar uns dois dias na geladeira, se não tiverem sido removidos da temperatura. Não é recomendado que congele novamente!

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro da carne no espetinho. Normalmente quando estraga ela pode ficar gosmenta, com cheiro de azedo, ou até aparecer corpos estranhos e mofo. Notando algo errado, não arrisque comer, descarte. Pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário