Como armazenar extrato de hortelã

Como armazenar extrato de hortelã? Pode ficar na temperatura ambiente? Precisa ser guardado refrigerado na geladeira? Será que pode congelar? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar extrato de hortelã, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar extrato de hortelã

O extrato de hortelã ou óleo essencial de hortelã não deve ser guardado na geladeira nem armazenado no freezer. O recomendado é deixar na temperatura ambiente, local seco e fresco, longe da luz do sol ou de fontes de calor.

Se o potinho estiver aberto, mantenha-o bem fechado, pois irá se decompor mais rapidamente se ficar aberto. O extrato de hortelã pode ter durabilidade de um a três anos, mas o recomendado é utilizar em seis a doze meses, devido à sua decomposição com o tempo. Quanto mais rápido utilizar, menor a chance dele perder suas propriedades naturais. É importante que o potinho fique bem vedado. Mas sempre verifique o rótulo da embalagem, para saber se o fabricante indica alguma data específica.

Caso já tenha aberto, coloque o potinho de extrato fechado dentro de um recipiente hermético, para evitar ao máximo o contato com o ar. Isso irá ajudar a preservar por mais tempo.

Como armazenar extrato de hortelã
Dicas para armazenar extrato de hortelã

Pode guardar extrato de hortelã no freezer?

Não guarde extrato de hortelã no freezer, pois irá estragá-lo. Ele irá congelar e perde suas propriedades naturais. Apenas a erva fresca hortelã pode ser congelada para conservar por mais tempo.

Como saber que o extrato estragou?

O extrato de hortelã quando está ruim pode adquirir um cheiro estranho, ou ficar com aparência alterada, com corpos estranhos no recipiente. Também pode perder sua potência com o tempo que estiver aberto. Se não estiver com nada esquisito nem mofo, você pode testar a potência pingando um pouco na palma da mão e sentindo o aroma. Se ainda estiver com cheiro pode utilizar, mas se estiver alterado, descarte.

Deixe um comentário