Como armazenar soja em grão

Como armazenar soja em grão? Pode ficar na temperatura ambiente por quanto tempo? Posso conservar por mais tempo na geladeira? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar soja em grão, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar soja em grão

Os grãos de soja secos são como outras leguminosas como feijão, lentilha e ervilha, podem ficar na temperatura ambiente, local seco e fresco. De preferência longe da luz do sol. Na temperatura ambiente eles poderão durar de dois a três anos. Deve-se ter cuidado com mofo, principalmente cidades muito úmidas!

Se o pacote de grãos de soja já foi aberto, você deve colocá-los em recipiente hermético, para contato com o ar e não entrar insetos nos grãos. Quem quiser pode guardar até a embalagem original fechada dentro de recipiente hermético, principalmente se for demorar para abrir. Assim não tem risco de furar e entrar algum bicho.

Se os grãos de soja estiverem cozidos, devem ser colocados em recipiente com tampa dentro da geladeira. Eles irão durar uns cinco a sete dias, como feijão.

Não deixe os grãos cozidos mais do que duas horas na temperatura ambiente, pois há risco de propagar bactérias causadoras de intoxicação alimentar. Se você mora em cidade com temperatura maior que 32 °C, evite deixar mais que uma hora na temperatura ambiente.

Como armazenar soja em grão
Dicas para armazenar soja em grão

Pode congelar soja em grão?

Você pode congelar os grãos de soja cozidos. Para congelar coloque em recipiente hermético no freezer. Os grãos de soja vão durar uns seis meses no freezer, sem perder suas propriedades.

Para utilizar basta remover do freezer e continuar o cozimento na água quente por alguns minutos. Caso deseje descongelar antes, deixe na geladeira de um dia para o outro. Evite deixar na temperatura ambiente por muito tempo.

Como saber que a soja estragou?

Quando os grãos de soja secos ficam ruins, eles podem desenvolver um aroma estranho, ficar com manchas ou coloração alterada. No caso dos grãos cozidos, podem azedar. É preciso ter cuidado também com mofo, que pode aparecer tanto na soja seca quanto na cozida. Se notar algo errado não coma, descarte, inclusive em caso de mofo. Pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário