Como armazenar missô

Como armazenar missô? O missô/miso pode ficar na temperatura ambiente ou precisa ser conservado na geladeira? É possível congelar para durar mais tempo? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar missô, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar missô

O missô ou miso, é uma pasta japonesa feita a partir da fermentação de soja e sal. Algumas receitas podem conter arroz, cevada ou outro ingrediente. Muito utilizado no preparo de sopa de missô, também conhecido como missoshiru.

A pasta missô comprada pronta (industrializada) pode ser armazenada na temperatura ambiente enquanto estiver fechada, local seco e escuro, longe de fontes de calor. Mas é importante destacar que a fermentação continuará acontecendo dentro do pote e ele poderá escurecer com os meses. O missô costuma durar uns seis meses fechado na temperatura ambiente. Sua durabilidade é alta, devido ao sal e álcool usados para fermentação.

Como armazenar missô
Dicas para armazenar missô

Se preferir deixar a fermentação mais lenta e aumentar a durabilidade do missô, guarde fechado na geladeira. Desta maneira ele poderá durar um ano ou mais.

Após aberto é recomendado colocar o missô na geladeira, e deixar bem fechado. Algumas marcas que não possuem conservante, recomendam o consumo com 30 dias após aberto, mas outras podem durar um pouco mais.

Para ficar bem fechado, embale com filme PVC, para que o filme fique por cima do produto, e depois coloque a tampa. Assim você tem certeza que vedou bem. É importante fazer isso, pois o missô absorve os aromas da geladeira. Além disso, o filme plástico evita que a pasta oxide, ou que seja contaminada por micróbios.

Pode congelar missô?

A melhor maneira de conservar o missô é na geladeira após aberto, pois é considerado um alimento vivo, sua fermentação continua ocorrendo com o tempo. Mas se você quiser guardar no freezer para conservar por um pouco mais de tempo, pode ser uma boa ideia. Também é bom para aqueles que quiserem parar a fermentação.

A única maneira de parar a fermentação por completo e manter seu sabor natural por mais tempo, é congelando o missô no freezer. Você pode congelar em saco de congelamento, removendo todo o ar de dentro. Ou coloque em recipiente hermético e retire com uma colher quando precisar. A pasta missô não congela por completo, fica maleável, sendo possível retirar a quantidade necessária e voltar o recipiente para o freezer rapidamente.

Conforme especificado em alguns sites, o missô congelado no freezer pode durar de 12 a 18 meses sem estragar. Não precisa descongelar para utilizar, pois fica maleável. Você pode remover todo freezer e colocar logo na sopa, sem deixar na temperatura ambiente.

Como saber que estragou?

O missô quando estraga fica com cheiro estranho, e pode ficar com a cor muito mais escura que o natural. Mas lembre-se que se deixado na temperatura ambiente, é normal escurecer um pouco, devido à fermentação que continua ocorrendo. Sinta o cheiro do missô, se sentir cheiro de amônia ou peixe, ou algum cheiro desagradável, não coma, descarte! Também descarte em caso de mofo, não remova o mofo e coma, é perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário