Como armazenar dill (endro)

Como armazenar dill (endro) fresco, desidratado e semente de dill? Podem ficar na temperatura ambiente ou precisam de refrigeração? Será que pode congelar para durar mais tempo? Neste post explicamos algumas maneiras de guardar o dill, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar dill (endro)

O dill, também conhecido como endro, é uma erva que pode ser consumida fresca ou desidratada, ou até em forma da semente.

No caso do dill fresco, cru, é como o manjericão, cheiro verde e outras ervas, deve ficar sob refrigeração, senão resseca e estraga rapidamente. Para aumentar a durabilidade, embrulhe no papel-toalha umedecido e coloque dentro de saco plástico na geladeira. O dill fresco irá durar uns 10 a 14 dias na geladeira.

O dill desidratado e a semente de dill devem ficar o tempo todo na temperatura ambiente, local seco e fresco, longe de fonte de calor ou luz do sol. Se já estiverem abertos, embale em recipiente hermético ou pote com tampa, para evitar contato com o ar, e não perder sabor. Eles podem durar uns três anos sem estragar.

Não é recomendado guardar o dill desidratado ou semente de dill na geladeira, pois ao retirar para usar, ocorre mudança de temperatura, podendo criar água dentro do pacote, estragando o tempero.

Pode congelar dill?

Você pode congelar o dill fresco para conservá-lo por mais tempo. Lave, deixe escorrer e seque com papel-toalha. Corte do tamanho que preferir e coloque em saco tipo ziploc para congelamento. Ele vai durar uns quatro a seis meses no freezer, sem perder suas propriedades.

Como armazenar dill (endro)
Dicas para armazenar dill (endro)

No caso do dill desidratado e semente de dill, o congelamento não é recomendado, pois sua durabilidade na temperatura ambiente já é grande. Além disso, ao tirar para usar, vai criar umidade dentro do pacote, devido à mudança de temperatura, estragando seu dill. Portanto, evite guardar no freezer.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro. Normalmente quando o dill fresco estraga, ele fica molenga, melado, pode perder sua cor natural e ficar com cheiro estranho. Notando algo errado, não arrisque comer, descarte.

O dill desidratado e a semente de dill não costumam estragar. O que ocorre é que eles perdem potência com o tempo. Verifique antes de utilizar, esfregando um pouco na mão, se não estiver com cheiro e sabor, não vai dar gosto na comida, descarte. Tenha cuidado em caso de mofo, se notar alguma parte mofada, descarte, pois pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário