Como armazenar geleia de groselha

Como armazenar geleia de groselha? Posso deixar quanto tempo na temperatura ambiente? Será que pode guardar na geladeira? Posso guardar no freezer para congelar e conservar por mais tempo? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar geleia de groselha, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar geleia de groselha

A geleia de groselha industrializada, enquanto estiver fechada, pode ficar na temperatura ambiente, local seco, escuro e fresco. Ela irá durar uns dois anos na temperatura ambiente, sem estragar ou perder suas propriedades.

Mas é importante ter atenção quanto ao rótulo, pois existem algumas compradas em lojas que não contêm muitos conservantes, e duram bem menos tempo, uns cinco a seis meses. Portanto, verifique o rótulo para saber se não comprou alguma dessas.

Como armazenar geleia de groselha
Dicas para armazenar geleia de groselha

A geleia de groselha industrializada, após aberta, deverá ser mantida em sua embalagem original bem fechada na geladeira. Aberta poderá durar até um ano na geladeira. Mas atenção, várias marcas brasileiras duram apenas 30 dias após aberta na geladeira, verifique sempre o que está escrito na sua e consuma neste intervalo. Pois após os 30 dias, a chance de aparece mofo é bem grande.

No caso da geleia de groselha feita em casa, pode ser mantida na temperatura ambiente enquanto estiver fechada, desde que você tenha realizado o processo de esterilização dos potes. Costuma durar um ano fechada na temperatura ambiente. Caso tenha sido aberta, guarde a geleia de groselha caseira na geladeira e consuma, em no máximo, um mês.

Pode congelar geleia?

A geleia feita em casa pode ser congelada, para ser consumida depois. Caso tenha feito muita quantidade, é uma boa maneira de conservar. Mas atenção! É importante destacar que ela pode ficar com consistência um pouco diferente no descongelamento, devido aos cristais de água que se formam na fruta.

Para congelar coloque porções pequenas dentro de recipientes herméticos. Assim quando for utilizar, você tira apenas o que vai consumir, sem estragar o restante. Tenha cuidado com potes de vidro, pois eles podem rachar quando a geléia congelar. Se decidir por pote de vidro, escolha um que seja grosso e forte. Os potes de plásticos também precisam ser fortes, pois a geléia irá expandir no congelamento. Deixe um espaço de uns 3 cm para a tampa.

No freezer a geléia caseira pode durar uns seis meses sem perder suas propriedades. Após este tempo não quer dizer que estragou, mas já começa a perder suas propriedades.

Para utilizar, deixe o pote de geléia de um dia para o outro na geladeira para descongelar. Se decidir por descongelamento rápido em banho-maria, tenha cuidado para não estourar o vidro.

Como saber que a geleia estragou?

A geleia de groselha não costuma estragar de ficar podre, mas podem ocorrer mudanças no seu cheiro, sabor e aparência. Como sua durabilidade é relativamente alta, pode aparecer mofo, caso não seja armazenada nas condições corretas. Portanto, sempre preste atenção, notando algo estranho não coma, descarte, inclusive em caso de mofo. Pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário