Como armazenar tempero desidratado para arroz

Como armazenar tempero desidratado para arroz? Pode ficar na temperatura ambiente ou preciso guardar na geladeira? Será que pode guardar no freezer? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar tempero seco de arroz, para evitar que mofe ou estrague rapidamente.

Dicas para armazenar tempero desidratado para arroz

Tempero desidratado para arroz são produtos que costumam ter uma durabilidade alta, se mantidos longe da umidade e fontes de calor. Portanto, o ideal é deixá-lo na temperatura ambiente, local fresco e seco.

Se ficar armazenado corretamente, o tempero desidratado para arroz pode durar quase dois anos na temperatura ambiente sem estragar. É preciso ter muito cuidado com mofo, pois pode aparecer e você não reparar. Se estiver guardado por muito tempo, verifique bem antes de utilizar.

Como armazenar tempero desidratado para arroz
Dicas para armazenar tempero desidratado para arroz

Além disso, caso o pacote tenha sido aberto, é importante colocar o pacote do tempero de arroz ou somente o tempero dentro de um recipiente hermético. Isso deve ser feito para evitar ao máximo o contato com o ar, que causa oxidação do tempero desidratado.

Não é recomendado guardar tempero para arroz (desidratado) na geladeira, pois quando for utilizar poderá ocorrer condensação de água dentro do pacote em forma de gotinhas, devido à mudança de temperatura. Isso irá umedecer seu tempero e aumentar o risco de aparecer mofo. Evite guardar na geladeira.

Posso congelar tempero de arroz?

O problema do freezer é o mesmo da geladeira. Você até pode guardar, caso não tenha outra maneira para conservar. Mas estará aumentando o risco de causar umidade dentro do pacote, pois ao tirar para utilizar, irá condensar água dentro do pacote, molhando seu tempero. Portanto, evite guardar “congelar” no freezer.

Aqueles que não tiverem escolha, embale a vácuo, que você reduz o risco de umedecer o tempero.

Como saber que o tempero desidratado para arroz estragou?

Normalmente o tempero desidratado para arroz não estraga, o que ocorre é que ele perder o sabor com o tempo. Você poderá verificar colocando um pouco da palma da mão e esfregando. Se sentir cheiro e sabor, é porque ainda passará aroma para o arroz. Se não sentir nada, descarte. Mas atenção! Não faça isso se houver mofo no tempero, descarte, pois pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário