Como armazenar fluido de transmissão

Como armazenar fluido de transmissão, também conhecido como fluido de câmbio ou óleo de transmissão? Precisa de algum cuidado especial? Ele é explosivo ou pode causar incêndios? Neste post trazemos algumas dicas sobre o armazenamento de fluido de transmissão, para evitar que ocorra problema ou danos ao meio ambiente.

Dicas para armazenar fluido de transmissão

Os fluidos de transmissão são misturas de óleos minerais, misturas de petróleo compostas, principalmente, por hidrocarbonetos saturados com cadeia carbônica entre 15 e 50 átomos de carbono. Contém ainda aditivos como modificadores de atrito, inibidores da oxidação, detergentes e dispersantes, inibidores de corrosão e outros. Possui cor vermelha para facilitar identificação em caso de vazamento.

Algumas marcas são consideradas não perigosas pelas normas ABNT, mas outras são rotuladas como perigosas. Portanto, é preciso verificar conforme fabricante. Os rotulados como perigosos podem ser tóxicos, que trazem problemas ao ambiente aquático, causam irritação nos olhos, pele, e aparelho respiratório ou podem ser nocivos à saúde se ingeridos.

Sempre guarde na embalagem original muito bem fechada, pois algumas são feitas de material que previnem contra a dissipação de energia estática. Faísca elétrica pode incendiar vapores inflamáveis de líquidos ou resíduos que possam estar presentes. Nunca deixe o recipiente aberto ou sem o rótulo! Não deixe próximo ao calor excessivo e armazene em área coberta, seca e arejada.

Como armazenar fluido de transmissão
Dicas para armazenar fluido de transmissão, tem perigo?

Se tiver que manusear, utilize luvas para evitar contato com a pele. Portanto, guarde o fluido de transmissão em local seco, sem exposição ao sol, calor ou chuva. A validade é a especificada no rótulo pelo fabricante. Mas após aberto, o aconselhável é utilizar o fluido de transmissão em um ano, pois aberto já terá contato com o ar e umidade, causando degradação do produto.

Nunca reutilize a embalagem vazia para outros fins, pode ser perigoso. Descarte conforme especificado nas leis da sua cidade.

Deixe um comentário