Como armazenar sopa de missô

Como armazenar sopa de missô? Pode ficar na temperatura ambiente ou devo guardar refrigerado na geladeira? Será que pode congelar para comer depois? Neste post trazemos algumas informações sobre como guardar sopa de missô, para evitar que estrague rapidamente.

Dicas para armazenar sopa de missô

O missô, também conhecido como missoshiru, é uma sopa tradicional do Japão com caldo de dashi misturado com pasta de missô. Ela é um alimento perecível como outros tipos de sopa, portanto você não deve deixar na temperatura ambiente por muito tempo. Evite deixar mais do que duas horas na temperatura ambiente. Se onde você mora for mais do que 32 °C, evite deixar mais do que uma hora fora da refrigeração. Pois o risco de propagar bactérias nocivas é grande.

Como armazenar sopa de missô, missoshiru
Dicas para armazenar sopa de missô, missoshiru

Para guardar a sopa missô coloque em recipiente hermético na geladeira. Ela irá duas uns dois a três dias sem perder suas propriedades. É recomendado separar o tofu, algas e cebolas da sopa, antes de guardá-la na geladeira (guarde em recipiente separado), pois estragam mais rápido e para o tofu não ficar encharcado. Mas se você for comer no dia seguinte, não precisa retirar os alimentos sólidos.

Para esquentar tire da geladeira e coloque direto para panela no fogo ou no micro-ondas.

Como a sopa de missô é feita de vários ingredientes, você pode estimar a durabilidade verificando o ingrediente que estraga mais rápido nela.

Pode congelar sopa de missô?

Você pode congelar a sopa de missô, mas para congelar tire o tofu restante e as cebolas. Congele o tofu separadamente.

Divida em quantidade pequenas e leve para o freezer em recipientes herméticos separados. Assim, quando for comer, você tira apenas a quantidade correta, sem necessidade de esquentar tudo. A sopa de missô vai durar uns dois meses no freezer sem perder suas propriedades.

O tofu pode ser congelado, ele fica um pouco esponjoso, mas não costuma estragar o sabor. Coloque em uma forma e faça apenas uma camada, deixando espaço entre os pedaços. Leve para o freezer para congelar, quando congelar tire, passe para saco de congelamento e volte ao freezer.

Para descongelar coloque na panela ou no micro-ondas e não volte para geladeira. Quando estiver aquecendo, depois que descongelou, adicione tofu e cebola.

Como saber que a sopa estragou?

Normalmente a sopa de missô quando estraga pode ficar com cheiro estranho de peixe ou de podre. Ela também ficará com sabor azedo e amargo. Tenha cuidado se aparecer um filme branco cobrindo a sopa, pode ser mofo. Nestes casos descarte, pois pode ser perigoso para sua saúde, esta sopa estragada por causar intoxicação alimentar.

Deixe um comentário