Como armazenar fluido de freio

Como armazenar fluido de freio? Precisa ter algum cuidado especial? Ele é explosivo ou pode causar incêndios? Neste post trazemos algumas dicas sobre o armazenamento de fluidos de freio, para evitar que ocorra algum problema.

Dicas para armazenar fluido de freio

Os fluidos para freios automotivos normalmente são compostos por misturas de glicóis com inibidores de corrosão. Eles podem conter ácido bórico, que é um produto da produto de reação com etileno glicol e polietileno glicol monometil éter, glicol de dietileno, éter monobutílico, entre outros compostos, dependendo da marca.

É um produto químico altamente tóxico, que pode causar irritação na pele e olhos, e provoca danos aos órgãos em caso de exposição prolongada ou repetida. Além disso, pode ser fatal se ingerido ou caso penetre nas vias aéreas. Por isso deve-se ter muito cuidado no manuseio, sendo recomendado o uso de luvas, roupas e óculos de proteção.

Os fluidos para freio devem ser armazenados dentro de seu recipiente original bem fechado, em local que sejam bem ventilado, longe de chamas, centelhas ou superfícies quentes. Também não pode ficar próximo de local que tenha risco de estática. É considerado um material estável em ambiente normal e condições normais de temperatura e pressão. Siga a validade recomendada na embalagem do produto. Após aberta a embalagem, é recomendado utilizar dentro de um ano, pois já começa a se degradar naturalmente.

Como armazenar fluido de freio
Dicas para armazenar fluido de freio

Se for submetido à altas temperaturas, pode liberar gases corrosivos, por isso é importante ficar longe de fontes de calor.

O cuidado deve ser mantido inclusive com a embalagem vazia, pois contém resíduos do produto tóxico. Nunca reutilize a embalagem para outros fins. Faça o descarte como recomendado na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Em caso de acidentes, deve-se seguir as dicas da ficha do produto. Se houver contato com a pele, retire a roupa e lave com muita água. O mesmo vale para os olhos, enxágue com bastante água por vários minutos. Se ingerido, procure atendimento médico imediato.

Deixe um comentário