Como armazenar anis-estrelado

Como armazenar anis-estrelado? Pode ficar na temperatura ambiente ou precisa de refrigeração da geladeira? Será que pode congelar? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar o anis-estrelado, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar anis-estrelado

Como especificamos no post sobre o armazenamento do anis ou erva-doce, o anis-estrelado ou estrela-de-anis (Illicium verum) é de família diferente, apesar de também poder ser utilizado em receitas e extratos de anis. Ambos contêm anetol, mas são de família diferente de plantas. Este anis-estrelado é muito utilizado na culinária chinesa.

O anis estrelado desidratado pode ser comprado inteiro ou moído. No caso do anis estrelado inteiro, é importante comprar as que não estiverem quebradas, senão perde o aroma rapidamente.

Como armazenar anis-estrelado
Dicas para armazenar anis-estrelado

Em qualquer um dos casos, se o anis estrelado estiver inteiro ou moído, você deve colocá-lo dentro de recipiente hermético, para que fique protegido da umidade, calor e luz do sol. Deve ser guardado em local seco, escuro e fresco.

O anis estrelado inteiro pode durar quase um ano na temperatura ambiente sem perder suas propriedades, desde que mantido bem vedado. E o anis estrelado moído pode durar uns seis meses sem perder seu sabor. No caso do moído, às vezes você pode aumentar o sabor torrando o tempero antes de utilizar.

Se você tiver extrato de anis estrelado, ele também deve ser mantido em local seco, escuro e fresco. Sempre com o recipiente bem fechado. Ele pode durar uns dois anos, sem perder suas propriedades.

Posso guardar no freezer?

Não, não é recomendado guardar temperos desidratados no freezer, pois ao tirar para utilizar, irá ocorrer condensação da água e estragará todo o anis estrelado. Portanto evite.

Como saber que estragou?

Normalmente o anis estrelado não estraga, o que ocorre é que ele vai perdendo o sabor. Você pode verificar se ainda está bom, esfregando um pouco na palma da mão. Se sentir o aroma, é porque ainda dá para utilizar. Mas tenha cuidado em caso de mofo, pois pode ser perigoso para sua saúde. Se aparecer mofo, descarte.

Deixe um comentário