Como armazenar anticongelante

Como armazenar anticongelante? Preciso guardar de alguma forma especial? Tem algum perigo de explosão? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar o anticongelante, para evitar que estrague ou que possa trazer algum perigo para as pessoas que estiverem no local.

Dicas para armazenar anticongelante

Os anticongelantes podem ser compostos por etilenoglicol, dietileno glicol ou propilenoglicol misturado com água destilada e outros aditivos. É um líquido viscoso e incolor, muito usado para evitar corrosão em motores. Mas também pode ser utilizado em sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado, em sistemas de aquecimento solar, fábrica de alimentos e outros.

Ele pode causar irritação nos olhos e nas vias aéreas, dependendo da quantidade pode levar à depressão do sistema nervoso central. Além disso pode ser fatal em caso de ingestão. Portanto deve-se ter muito cuidado quando estiver manuseando, é recomendado uso de luvas e óculos de proteção. Lave bem as mãos com água e sabão após o manuseio.

Dicas para armazenar anticongelante
Dicas para armazenar anticongelante

É um produto químico levemente combustível, portanto não deve ser guardado em local próximo ao calor, fagulhas ou chama aberta! Proteja inclusive da luz direta do sol. Sua decomposição pode liberar monóxido de carbono e dióxido de carbono.

Guarde o anticongelante dentro da embalagem original, bem fechada e identificada. Armazene em local com boa ventilação e fresco, de preferência com temperaturas entre 18 e 32ºC.

Tenha cuidado até mesmo com recipientes vazios, pois podem conter resíduos e vapores do produto químico. Nunca reaproveite a embalagem vazia para outros fins. Separe para envio para a reciclagem.

O que fazer em caso de vazamento?

Não deixe pessoas ficarem no local, e use equipamento de proteção para realizar a limpeza, inclusive máscara para não inalar o gás tóxico. Utilize areia, terra ou outro material absorvente para absorver o produto do chão. Depois passe a areia para um recipiente vazio e feche bem. Nunca toque no produto com as mãos!

Em caso de acidentes

Se houver inalação do produto, leve a pessoa para local arejado. Caso ela esteja inconsciente, leve-a para o hospital para administração de oxigênio.

Se houver contato com os olhos, enxágue por 15 minutos em água corrente e procure oftamologista.

Se houver contato com a pele, lave toda a área afetada com água corrente e sabão. Se houver irritação ou dor no local, procure médico.

Se houver ingestão, beba muita água ou leite, e não induza o vômito pois há risco de danos aos pulmões. Procure médico imediatamente.

Deixe um comentário