Como armazenar o fruto do baobá

Como armazenar o fruto do baobá, mukua? Precisa ficar na geladeira ou pode ficar na temperatura ambiente? Será que pode congelar para durar mais tempo? A seguir trazemos algumas dicas de como guardar o fruto do baobá, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar o fruto do baobá

O fruto do baobá, conhecido como mukua ou máqua, possui forma de concha, com parte externa lenhosa coberta com pelos castanho-amarelados. Seu interior consiste de grãos de cor escura e um pó seco e picante, agridoce, que se desfaz ao entrar em contato com a boca. Este interior da fruta que possui consistência de pó, pode ser usada em bebidas e molhos. Além disso suas sementes podem ser torradas e moídas para uso em bebidas, trituradas para óleo e até torradas para petisco.

Como armazenar o fruto do baobá
Dicas para armazenar o fruto do baobá

Não é simples encontrar o fruto do baobá à venda, pois ele é vendido apenas em locais em que existe o cultivo da árvore. Mas o pó é vendido normalmente, até como suplemento alimentar.

O pó fruto do baobá tem validade de até três anos, quando mantido na temperatura ambiente, local seco e escuro. Eles não estraga facilmente, desde que fique longe da umidade. Mas não se sabe ao certo como o tempo de armazenamento afeta os nutrients do pó.

Pode congelar o fruto do baobá?

O congelamento do fruto e do pó interior não é recomendado, uma vez que sua durabilidade é grande fora do freezer.

Só é recomendado o congelamento do suco de baobá (suco feito do pó), mesmo assim a durabilidade não é muito grande. O recomendado é utilizar dentro de três a quatro dias.

Como saber que estragou?

É muito difícil do pó ou do fruto do baobá estragar. Verifique sempre a aparência e o cheiro, notando algo errado no pó, manchas estranhas ou mofo, não coma de jeito nenhum, descarte.

Deixe um Comentário