Como armazenar feijão-bambara, amendoim bambara

Como armazenar feijão-bambara, amendoim bambara? Pode ficar na temperatura ambiente ou precisa ficar refrigerado? Será que posso congelar para durar mais tempo? A seguir trazemos dicas de como guardar o feijão bambara, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar feijão-bambara

O feijão-bambara, Vigna subterranea, é uma leguminosa nativa da África. Suas vagens são duras e devem ser rompidos para obter a semente que é comestível. Ele pode ser fervido, assado, frito ou triturado, e até seco sob o sol. O sabor é parecido com amendoim. Algumas pessoas torram e moem para fazer farinha e utilizar para engrossar sopas e outros caldos.

O feijão-bambara pode ser armazenado do mesmo jeito dos outros feijões, dentro de recipiente hermético, local seco e escuro. Longe de umidade, para evitar o mofo.

Se o feijão-bambara estiver seco (como outros feijões) poderá durar alguns anos na temperatura ambiente, desde que fique em pote bem vedado e longe do calor ou umidade.

Como armazenar feijão-bambara, amendoim bambara
Dicas para armazenar feijão-bambara, amendoim bambara

Se os grãos estiverem crus, devem ser mantidos em pote com tampa na geladeira, sob temperatura de 5ºC. Eles podem durar uns 28 dias sem ficarem ruim.

Se os grãos de feijão-bambara foram cozidos, coloque em recipiente hermético na geladeira. Eles poderão durar uns três a quatro dias sem ficarem ruim.

Pode congelar feijão-bambara?

O congelamento dos grãos de feijão-bambara cru não é recomendado.

Você pode congelar caso esteja cozido, dentro de recipiente hermético no freezer. Ele poderá uns seis meses no freezer sem ficar ruim.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro, o feijão-bambara pode ficar com cheiro estranho, aparecerem manchas, ou ficar gosmento. Também podem aparecer bichinhos e mofo. Notando algo estranho nem prove, descarte.

Deixe um comentário