Como armazenar babaco

Como armazenar babaco? Conseguiu comprar a fruta babaco e não sabe como guardar? Será que tem que ficar na geladeira? Posso congelar para não estragar tão rápido? A seguir trazemos algumas dicas de como guardar babaco, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar babaco

A fruta babaco é parente do mamão, e seu sabor é semelhante ao abacaxi, kiwi e ao próprio mamão. É uma fruta suculenta com pele macia e fina, que fica amarelo dourada quando amadurece. A consistência parece do melão e toda a fruta é comestível. Você pode comer o babaco cru inteiro, em receitas que utilizam mamão, tortas, caldas, doces.

Quando for comprar dê preferência para as frutas que estiverem completamente amarelas, sem manchas verdes. A pele deve estar lisa, sem rachaduras ou manchas.

Como armazenar babaco
Dicas para armazenar babaco

O babaco inteiro pode ser mantido fora da geladeira se não estiver maduro. Na temperatura ambiente ele pode durar quase 30 dias sem ficar ruim, desde que não esteja muito maduro. Se estiver maduro só vai durar uns três dias na temperatura ambiente.

Mas assim que amadurecer, deve ser guardado dentro de pote com tampa na geladeira. Isso deve ser feito para evitar o ressecamento.

Na geladeira após maduro, ele pode durar uns três dias. Por isso deve ser consumido o mais rápido possível.

Pode congelar babaco?

Você pode congelar o babaco do mesmo jeito que é feito com o mamão. Mas lembre-se que ele é feito de água, não ficará com a mesma textura após o descongelamento. Portanto ficará melhor para ser usado em sucos, smoothies e receitas.

Você pode descascar e cortar em pedaços. Coloque em uma forma e leve para congelar. Depois que congelar, passe para saco de congelamento e retorne ao freezer. O babaco poderá durar uns 10 meses no freezer sem ficar ruim.

De preferência utilize congelado jogando direto no suco ou smoothie ou na receita que desejar. Ao descongelar ele fica aguado, com textura molenga.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro, normalmente quando estraga o babaco fica gosmento, molenga com cheiro de azedo. Pode aparecer mofo. Notando algo errado descarte, não coma pois pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um Comentário