Como armazenar amla, groselha indiana

Como armazenar amla, groselha indiana? Comprou a fruta Phyllanthus emblica, nativa da Índia, e não tem idéia de como guardar? Será que precisa ficar na geladeira? Posso congelar? A seguir trazemos algumas dicas de como guardar a amla, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar amla, groselha indiana

A amla, também conhecida no Brasil como groselha indiana, sarandi ou amalaki, é uma fruta perecível como qualquer outra fruta. Ela pode ser comida ao natural, como suco, marinadas e é até utilizada em produtos de medicina alternativa.

Normalmente quando é consumida ao natural, as pessoas jogam um pouco de sal, para cortar o amargor. Uma dica para tirar o amargor é mergulhar as amla em água salgada antes de preparar.

A fruta amla ao natural deve ficar o tempo todo armazenada na geladeira, sob refrigeração. Senão ela estraga rápido demais. Mesmo assim seu tempo de durabilidade é apenas três dias na geladeira. Coloque dentro de pote raso e cubra com plástico filme. Lave somente na hora que for comer ou preparar.

Caso tenha comprado a fruta muito verde, deixe um dia ou dois na temperatura ambiente para amadurecer um pouco. Ela vai ficando mais macia quando amadurece.

Posso congelar amla?

A melhor maneira de conservar a fruta amla é justamente congelando. No freezer ela poderá durar um ano sem perder suas propriedades.

Para congelar a amla lave bem as frutas e coloque para escorrer. Se necessário ajude a secar rápido com papel toalha.

Corte em pedaços e espalhe em uma forma, leve ao freezer para congelar por umas seis horas. Depois passe os pedacinhos congelados para saco de congelamento e volte ao freezer.

Como armazenar amla, groselha indiana
Dicas para armazenar amla, groselha indiana

Quem preferir pode congelar o suco da amla. Triture a fruta no processador, depois passe na peneira espremendo para o suco cair em um pote. Transfira o suco para formas de gelo e leve ao freezer. Quando congelar, passe para sacos tipo ziploc e volte ao freezer. A durabilidade é a mesma da fruta congelada.

Para utilizar remova apenas o que deseja e utilize congelado. Quem preferir pode deixar 30 minutos na temperatura ambiente para descongelar.

Como saber que estragou?

Sempre verifique a aparência e o cheiro. Normalmente quando a amla estraga ela fica gosmenta, molenga e pode ficar com cheiro azedo. Sua cor também vai ficando um roxo escuro e sua pele enrugada. Além disso pode aparecer mofo. Notando algo errado não coma, descarte.

Deixe um comentário