Como armazenar solventes

Como armazenar solventes? Devem ficar armazenados em local especial? Tem perigo de explosão ou incêndio? A seguir explicamos a forma recomendada para armazenamento de solventes, produtos químicos utilizados para dissolver outros materiais como graxas, tintas e óleos.

Dicas para armazenar solventes

Os solventes são produtos químicos inflamáveis, ou seja, podem causar incêndio se não forem armazenados corretamente. Os vapores podem formar misturas explosivas com o ar. Além disso o incêndio causado por eles pode gerar gases tóxicos e irritantes.

Esses produtos químicos possuem toxicidade aguda oral, dérmica, se inalados ou ingeridos. Podem causar irritação na pele, olhos, náusea, vomito, depressão do sistema nervoso central, confusão mental, perda de consciência.

A recomendação de segurança para esses solventes é que fiquem armazenados dentro de recipiente hermeticamente fechado, na temperatura ambiente (35 °C). Devem ser colocados em locais bem ventilados, frescos, e que fiquem fechados à chave.

Como armazenar solventes
Dicas para armazenar solventes

Deixe guardado longe de local com calor, faísca ou superfícies quentes. Não deixe pessoas fumarem próximo ao local pois pode ocorrer explosão.

É recomendado o uso de tambor de aço como material para embalagem, se não tiver, que seja alguma embalagem de metal. Evite o uso de embalagem plástica, pois ela permite o escape dos gases que são gerados (normalmente monóxidos e dióxido de carbono).

Evite deixar em local úmido, descoberto e sem ventilação. Não armazene junto de materiais explosivos, gases inflamáveis ou tóxicos, substâncias oxidantes, corrosivas, peróxidos orgânicos, materais de combustão espontânea ou radioativos.

1 comentário em “Como armazenar solventes”

Deixe um comentário