Como armazenar chá em casa?

Tem chás em casa? Sabe se os tem corretamente arrumados para que não percam as suas propriedades? Veja dicas muito importantes para manter as saquetas de chá corretamente armazenadas.

Para realizar uma tarefa correta de armazenamento dos chás em casa você precisa saber perfeitamente sobre aquilo que se está a falar. Daí, é importante começar por dedicar um espaço para uma simples, mas completa, explicação sobre a importância do chá.

Mais do que uma bebida para determinadas refeições como o lanche da tarde, algo com grande importância em algumas regiões mundiais, como na Inglaterra onde é tão tradicional o chá das cinco, este produto atua na prevenção de doenças crônicas.

Especialistas indicam que o consumo não exagerado de chás, no caso verde, ajuda a acautelar hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares.

Existem também benefícios para a boa saúde que são dados pelas infusões de ervas como camomila ou hortelã.

E se o modo de preparo tem importância, nomeadamente a temperatura, você sabia que o modo de armazenamento tem também um papel decisivo na manutenção das boas propriedades do chá e o aroma? Confira então estratégias para armazenar bem o chá em casa.

Como armazenar chá

Use potes de cerâmica

Para que o chá sempre esteja com aroma e com suas propriedades intactas, é importante acondicionar o chá em potes de cerâmica.

Ao vedar bem o pote, este não deixa passar a luz direta e seu chá consegue manter-se bem armazenado.

Use latas

Existem outras pessoas que têm dúvidas sobre se devem usar latas para armazenar seus chás. A resposta a essa dúvida é sim. As latas também ajudam na manutenção das boas propriedades do chá.

Use embalagens de papel

Embalagens de papel também são uma boa opção desde que conseguiam proteger da entrada da luz.

Por que é importante impedir a entrada de luz?

Para conservar melhor o chá é fundamental que ele não esteja exposto à luz.

Só assim ele mantém o aroma, a frescura e o sabor quando for bebido pela pessoa.

A entrada de luz pode estragar um bom chá, retirando-lhe as potencialidades.

Por isso, é fundamental também colocar os chás em recipientes bem vedados. Só assim é possível que a umidade entre em contato com a erva.

Desse modo, também evita fungos que são invisíveis a olho nu.

Uma coisa bem comum que muitos fazem erradamente

É muito comum as pessoas colocarem o chá perto de café ou de outras especiarias na cozinha. Isso é um comportamento errado.

Não coloque o chá perto do café nem de especiarias ou alimentos com aromas muito forte.

Posso colocar chás perto de eletrodomésticos da cozinha?

Uma dúvida que muita gente tem para armazenar chá é saber se deve colocar em armários próximos de eletrodomésticos da cozinha.

A resposta é não. Evite colocar o chá armazenado próximo do fogão, do micro-ondas, ou da geladeira, que deve estar bem organizada.

Você deve tomar cuidado já que esses eletrodomésticos, nomeadamente a geladeira, produzem umidade. E a umidade não é benéfica.

Também é essencial que não tenha os chás armazenados por muito tempo. Dois meses depois da aquisição é tempo mais que suficiente para os consumir. Mais que isso, pode deixar seus chás sem os componentes aconselhados.

Sabe ferver corretamente o chá?

Se o armazenamento é o primeiro passo para obter um chá com sabor e com todas as propriedades, saber ferver um chá é a etapa final antes dele ir para seu organismo. E você sabe ferver corretamente um chá?

Especialistas indicam que é errado deixar o chá ferver totalmente na cafeteira.

No sentido de um correto aproveitamento dos benefícios de chás e infusões, especialistas aconselham a que apenas sejam fervidas especiarias (gengibre, canela, cravo) ou raízes.

1 comentário em “Como armazenar chá em casa?”

Deixe um comentário