Como armazenar noz-moscada

Como armazenar noz-moscada, se estiver inteira ou moída? Pode ficar na temperatura ambiente ou precisa guardar na geladeira? Será que pode guardar no freezer? Neste post trazemos algumas dicas sobre como guardar noz-moscada, para evitar que estrague ou perca sua potência rapidamente.

Dicas para armazenar noz-moscada

A noz-moscada é como outros temperos secos (desidratados), deve ser conservado na temperatura ambiente, em local seco, escuro e fresco. A luz solar e o oxigênio do ar causam sua decomposição mais rápido. Portanto, deve ser mantido muito bem embalado.

Não importa de está inteira ou moída, sempre coloque em recipiente hermético, para evitar que estrague e perca sabor. Lembrando que ela inteira fica com potência maior que a moída, dando mais sabor à comida.

Como armazenar noz-moscada
Dicas para armazenar noz-moscada

Na temperatura ambiente a noz-moscada inteira ou moída pode durar uns três anos sem perder suas propriedades. É preciso ter atenção quanto a mofo, pois pode aparecer dependendo do local onde você mora.

Não é recomendado guardar noz-moscada na geladeira, pois quando vai usar, você acaba deixando um pouco na temperatura ambiente, o que causa condensação no pacote. Isso irá molhar a noz-moscada, estragando seu sabor.

Pode guardar noz-moscada no freezer?

O freezer é o mesmo problema da geladeira, a umidade vai estragar o tempero. Portanto, evite guardar noz-moscada no freezer, não é recomendado.

Caso não tenha escolha, tente embalar a vácuo, para não ter contato com ar do freezer. E quando for utilizar, não deixe muito tempo na temperatura ambiente, pois vai dar água.

Como saber que estragou?

Normalmente noz-moscada não estraga, o que ocorre é que ela perde sua potência e não vai dar sabor na comida. Você pode testar, esfregando um pouco na palma da mão, e sentir sabor e aroma. Se estiver muito fraco, não vale a pena utilizar. Tenha atenção quanto a mofo, se ver algum não use, pode ser perigoso para sua saúde.

Deixe um comentário