Como armazenar presunto de natal tender

Como armazenar presunto de Natal, tender? Posso deixar na temperatura ambiente ou deve ser mantido refrigerado na geladeira? Será que pode ser congelado para durar mais tempo? Neste post trazemos algumas dicas sobre como conservar presunto de Natal, também conhecido como tender, para evitar que estrague muito rápido.

Dicas para armazenar presunto de Natal

Já falamos aqui no site sobre como guardar presunto comum, o que compramos normalmente fatiado. E a maneira de guardar presunto de Natal é muito parecida. Ele não deve nunca ficar na temperatura ambiente por muito tempo, nem mesmo após assado. Evite deixar mais do que duas horas na temperatura ambiente. Se onde você mora for mais de 32 °C, evite deixar mais do que uma hora. Bactérias nocivas se propagam rapidamente nesta temperatura.

Portanto, deixe o presunto de Natal fechado em sua embalagem original na geladeira, até a hora que for preparar. Na geladeira ele irá durar uns dois meses fechado sem estragar. Mas sempre verifique a data de validade no rótulo da embalagem, pois este tempo pode variar um pouquinho entre as marcas disponíveis no Brasil.

Como armazenar presunto de Natal, tender
Dicas para armazenar presunto de Natal, Tender

Após aberto, deve ser assado e guardado em recipiente hermético na geladeira. Ele poderá durar uns cinco dias sem estragar. Mas deve-se ter cuidado, pois estraga bem mais rápido após aberto. Não espere muito para comer.

Pode congelar o presunto de Natal?

Você pode congelar as sobras de tender, para conservá-las por mais tempo. Corte em pedaços menores, para remover apenas o que for comer, quando precisar. Coloque em potes herméticos ou pote bem vedado, para evitar ao máximo contato com ar do freezer.

No freezer os pedaços de tender irão durar uns dois a três meses sem perder suas propriedades. Por isso é importante embalar bem, pois quanto mais tempo deixar, maior o risco de ocorrer queimadura pelo ar frio do freezer.

Para descongelar o presunto de Natal, inclusive se você já tiver comprado ele congelado, deixe-o na geladeira por uns dois dias, para descongelar por completo. Evite colocar no forno ainda congelado, pois a carne pode ficar ressecada ou dura. Na geladeira ele irá durar mais uns três a cinco dias sem estragar, desde que não seja removido da geladeira neste tempo.

Como saber que o tender estragou?

O principal é verificar a aparência e o cheiro do tender. O presunto de Natal quando estraga, normalmente fica gosmento, pode ficar com cor estranha esverdeada e cheiro de azedo. Notando algo errado, não arrisque comer, nem mesmo em caso de mofo. Pode ser perigoso para sua saúde, e causar intoxicação alimentar.

Se estiver congelado, pode ocorrer queimadura pelo ar frio do freezer. Isso não quer dizer que estragou, mas esta parte queimada fica com sabor e textura desagradáveis.

1 comentário em “Como armazenar presunto de natal tender”

Deixe um comentário